O estádio desconhecido de SP

0 724

Imagine você um estádio de futebol com capacidade para mais de 30 mil torcedores, mas que praticamente não recebe jogos oficiais. Em mais de cinco décadas de construção, este mesmo estádio já recebeu final de uma importante competição nacional, mesmo sem pertencer a nenhum clube. Acredite: este estádio existe, e está localizado em um importante marco da cidade de São Paulo.

Trata-se do Estádio Universitário, localizado na Cidade Universitária da USP. Sua construção data, segundo poucas fontes disponíveis, de 1954. O local é um dos quatro campos de futebol oficiais do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), que conta ainda com diversas instalações esportivas.

Apesar de ser o quarto maior estádio da cidade de São Paulo, atrás apenas de Morumbi, Allianz Parque e Pacaembu (superando o Canindé, por exemplo), o Estádio Universitário da USP conta com poucas informações e competições – uma delas, a Copa USP, destinada a funcionários e ao corpo docente da universidade.

Em 1988, o local recebeu uma de suas raras competições oficiais: a Copa São Paulo de futebol júnior. Na ocasião, o Nacional-SP foi campeão ao vencer na final o América-SP por 3 a 0 – curiosamente, a decisão foi disputada em 24 de janeiro, um dia antes da data que costuma tradicionalmente receber a partida.

Mesmo com pouca movimentação esportiva, o Estádio Universitário é um ponto conhecido dos estudantes da USP. Sob suas arquibancadas, localiza-se o Favelão da USP, dormitório oferecido a alunos de baixa renda que aguardam vagas no Crusp, o Conjunto Residencial da USP. Sobre o local pouco conservado, assentos aguardam qualquer movimentação no gramado – o campo, hoje, é dividido em dois para “atender a maior prática de atividades voltadas ao futebol no local”.

(Crédito: Augusto Diniz.com.br)
(Crédito: Augusto Diniz.com.br)
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...