O Campeonato Gaúcho de 2020 está voltando

Imagem: FGF
0 85

A Federação Gaúcha de Futebol já começa a tirar do papel os planos para a retomada do Campeonato Gaúcho 2020.

Nesta quarta-feira (13), a FGF anunciou ter chegado a um acordo com os 12 clubes que disputam a primeira divisão estadual nesta temporada para que o torneio, paralisado desde 16 de março, seja retomado.

Em votação unânime, representantes dos clubes aprovaram que o Gauchão possa ser retomado entre a metade de julho e o começo de agosto. Mas vale destacar: ainda não é certeza que a bola volte a rolar na segunda quinzena de julho.

“A data para a retomada da disputa do campeonato estadual acompanhará a definição do calendário do futebol brasileiro e estará condicionada à liberação dos órgãos governamentais e autoridades sanitárias”, explicou a FGF em nota divulgada em seu site.

Leia também:

Além disso, o Campeonato Gaúcho deste ano não terá rebaixamento. Assim, o torneio contará em 2021 com os 12 clube que disputam a elite local em 2020, mais dois clubes promovidos da Divisão de Acesso. Em compensação, quatro clubes serão rebaixados na temporada seguinte, de forma que a primeira divisão volte a ter 12 times em 2022.

Por fim, os clubes estão livres para contratar reforços para o fim do campeonato, uma vez que muitos contratos iriam apenas até o final de abril. No entanto, estão vetados os jogadores que já atuaram por outros times do Gauchão em 2020.

As propostas já haviam sido apresentadas aos clubes um dia antes, em 12 de maio. No entanto, como um dirigente precisou deixar o encontro antes do final, só foram aprovadas em 13 de maio.

O torneio até aqui

O Caxias foi campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, vencendo o Grêmio na decisão, e garantiu vaga nas finais da competição contra o vencedor do segundo turno.

No segundo turno, três rodadas haviam sido realizadas até a paralisação, faltando outras três. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam as semifinais e a posterior final do turno.