A última rodada do quadrangular final da Série C 2021 reservou muitas emoções para os torcedores. É claro que, como em todo final de campeonato, tem os que ficaram contentes, os que saíram reclamando e os que nem falam mais nada por conta do tamanho da decepção. Antes da bola rolar já sabíamos que Ituano e Tombense estavam garantidos, mas ainda restavam 2 vagas e 5 concorrentes.
Leia também:
- Tombense e Ituano conquistam o acesso e Paysandu fica pelo caminho na penúltima rodada da Série C
- Com invasão de campo e acesso encaminhado, Série C começa partidas decisivas
- Série C tem rodada romântica, mas as polêmicas com o VAR continuam
Pelo Grupo C, o Criciúma conseguiu uma vitória esperada contra o Paysandu e volta para a Série B. Nem parece ser o mesmo clube que, em maio, chegava para a competição destroçado após rebaixamento no estadual. O desgosto ficou para a torcida do Botafogo-PB, que viu o seu time novamente bater na trave, ficando mais uma vez na terceira divisão do campeonato.
No Grupo D, o negócio era ainda mais complicado: exceto o já classificado Tombense, todos os times ainda estavam na disputa. No fim, o Novorizontino ficou com a última vaga para o trem da Série B e conquistou mais um acesso inédito, o 5º em 10 anos. O Manaus, no seu primeiro ano de Segunda Fase, bateu na trave e o Ypiranga mais uma vez acabou decepcionando na hora do “vamo vê”. Bora saber dos jogos?
Temos os 4 times que conquistaram o acesso para a Série B em 2022. Ituano e Tombense ainda entram em campo para disputar os dois jogos da final da Série C. Parabéns aos 4 times pela campanha! pic.twitter.com/xqAs6RKBaY
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) November 7, 2021
GRUPO C
Ituano (SP) 3 x 1 Botafogo (PB)
O jogo acabou se desenhando para o Ituano logo no começo, uma vez que o time chegou bem ao ataque e abriu cedo o placar. Após o baita lançamento de Gérson Magrão (o nome mais decisivo do Ituano nessa 2ª fase, quem diria), Fernandinho chutou sem chances para o goleiro. Foi também dos pés de Fernandinho que saiu o segundo gol do Galo de Itu, dessa vez em um lance bastante estranho: o atacante cruzou, a bola bateu, rebateu e o goleiro Felipe (aquele!) tomou um peru.
No segundo tempo, o Botafogo-PB fez algumas alterações e conseguiu partir para o ataque, tanto que diminuiu com Luã Lúcio (bom jogador, mas parece que só engrena quando entra na reserva). Os rumos da partida pareciam começar a mudar, o Belo pressionava mais e a torcida do Ituano sentiu o momento com o time.
Mas pouco tempo depois saiu o terceiro gol do Galo: a bola em disputa sobra limpa para Gérson Magrão, o meio não pensa duas vezes e emenda um lindo chute de cobertura sobre o goleiro Felipe, que estava mal colocado. Pode-se dizer que o peru na ceia do Felipe tá garantido, só nesse jogo foram dois.
Paysandu (PA) 0 x 1 Criciúma (SC)
Importante pontuar que os dois times entraram com contextos muito diferentes nesse jogo: o Paysandu estava só cumprindo tabela enquanto o Criciúma, por outro lado, jogava a vida. Pelo contexto, parecia um jogo fácil para os catarinenses, mas não foi que aconteceu no gramado da Curuzu.
O Paysandu começou melhor na partida e teve boa oportunidade para abrir o placar, mas Ruy chutou por cima. Logo depois o Criciúma deu o troco com Dudu Figueiredo em bola que Victor Souza fez grande defesa. Essa foi a toada do primeiro tempo, um lá e cá sem muita criatividade, algumas vezes sem muita qualidade, algo comum aos dois times durante toda a Série C.
Na volta do intervalo, o treinador Cláudio Tencati trocou Silvinho e Dudu Figueiredo por Hygor e Minho e a modificação funcionou. Logo aos 9 minutos, Hygor fez jogada pela direita e cruzou para Henan cabecear; o goleiro Victor Souza ainda tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o gol. E aqui fica o destaque para o atacante Henan: ele já havia conseguido o acesso este ano pelo Vila Nova (pela edição de 2020) e agora sobe com o Criciúma. Já dá para chamar de “Senhor Acesso”?
Depois do gol o jogo ficou morno até os acréscimos, quando Danrlei deu uma bicicleta que levou perigo ao gol de Gustavo. Passado o susto, veio o apito final e a comemoração pelo acesso.
GRUPO D
Novorizontino (SP) 2 x 0 Manaus (AM)
A situação desse jogo poderia ser encarada como “mata ou morre”. Foi a única partida da rodada onde o vencedor se garantia independente de qualquer outro resultado. Era a chance do Novorizontino confiar todo o favoritismo conquistado ainda na 1ª fase, além de vingar a goleada de 5 a 0 que o clube tomou do Gavião. Para o Manaus, por outro lado, era a chance de mostrar que na hora da decisão o time poderia render mais do que a média apresentada.
O primeiro tempo foi de bastante correria, mas poucas chances claras de gol, mas o Novorizontino mostrava mais ímpeto para chegar ao gol adversário.
O segundo tempo voltou parecido com o primeiro: muita briga, muita entrega, poucas chances. Aí, como no clichê que diz “bola parada decide jogo”, o Novorizontino contou com uma falha de marcação para abrir o placar: cruzamento na área e o zagueiro Édson Silva subiu antes que todo mundo, mandando a bola para o gol.
O placar desfavorável obrigou o Manaus a sair cada vez mais para o jogo, mas os problemas para a criação de jogadas novamente apareceram. Bom para o Novorizontino, que já aos 37 minutos conseguiu ampliar com Douglas Baggio, garantindo o acesso do clube à Série B. É o segundo acesso seguido do Tigre em competições nacionais, que chegou da Série D neste ano.
A classificação final da Série C tá passando pela sua tela!
➡️Ituano e Criciúma conquistam acesso
➡️Ituano está na final
➡️Botafogo-PB e Paysandu ficam na Série C em 22. pic.twitter.com/go7OJRAZUl
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) November 7, 2021
Tombense (MG) 1 x 1 Ypiranga (RS)
Antes de se preocupar com o resultado do outro jogo, o Ypiranga precisa vencer o seu, mas o time de Erechim sofreu um duro golpe no primeiro minuto de bola rolando. O Tombense encaixou um contra-ataque pela direita com Jean Lucas (destaque da 2ª Fase), o meia deu um passe açucarado para Marquinhos, que finalizou de primeira no ângulo.
O gol não abalou o Ypiranga. O time conseguiu colocar a bola chão e continuou tentando a vitória, chegando até a dominar a partida até a pausa para hidratação. Depois da pausa, o Tombense foi absoluto e controlou a partida até o intervalo.
Para a segunda etapa, o Ypiranga voltou melhor, fazendo o Tombense apostar nos contragolpes. Aos 24 minutos, Dico é derrubado na entrada da área. Jonathan bateu e fez, empatando a partida. Era o gol da esperança, o gol que poderia ajudar a encaminhar a classificação, mas a vitória do Grêmio Novorizontino na outra partida dava fim ao sonho gaúcho do acesso, que também acabou desanimando, deixando a partida empatada.
➡️Tombense e Novorizontino conquistam acesso à Série B
➡️Tombense joga a final contra o Ituano
➡️Manaus e Ypiranga jogam a Série C em 22 pic.twitter.com/p0yN5RnHlJ
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) November 7, 2021
Final da Série C
A final da Série C já tem data e times definidos: Tombense e Ituano disputam o caneco a partir do próximo sábado, 13, às 17h15. O jogo de volta, em Itu, será no sábado seguinte, 20, às 17h.
Curtiu o texto? Então comenta aí. Não esquece de seguir o Chama o VAR, temos Twitter, Instagram e TikTok. Mas não é só isso, aproveita e se inscreve no nosso canal do YouTube para assistir nossas lives semanais sobre a Série C e vem de play nos nosso episódios semanais de podcast. Todos os Clubismo da Série C você encontra no Chama o VAR.
Comentários