Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Deco, Belletti… o Barcelona realmente tem um histórico de ídolos brasileiros. Desde que Neymar resolveu ir para o time catalão, todos esses nomes foram lembrados. Há quem diga que esses sucessos do passado até motivaram o santista a escolher o Barcelona.

Porém, se forçasse um pouco a memória, talvez Neymar teria cogitado ir para o Real Madrid com mais vontade. Afinal, o Barcelona também teve Fábio Rochemback, Keirrison, Henrique e outras histórias de fracassos bem curiosos. Fotos sensuais e convites para as Forças Armadas atrapalharam alguns brasileiros na Catalunha.
Por isso o Última Divisão resolveu fazer uma nota de serviço para Neymar. Segue abaixo uma lista de brasileiros que fracassaram no Barcelona para que o santista caia (com trocadilho) na real:
Jaguaré e Fausto dos Santos
Goleiro e volante do Vasco, os dois foram contratados quando o time carioca fez uma série de jogos pela Espanha. Porém, isso aconteceu em 1931, uma época em que os estrangeiros não eram tão aceitos quanto hoje em dia. O preconceito racial também atrapalhou a dupla, que saiu rapidamente do Barcelona sem deixar saudades. Tanto que até hoje há quem acredite que Evaristo de Macedo foi o primeiro brasileiro a realmente jogar no time catalão.

Marinho Peres
Capitão do Brasil na Copa do Mundo de 1974, o defensor teve sua passagem pelo Barcelona atrapalhada por uma questão inusitada: ao tirar a cidadania espanhola, ele passou a ser chamado para fazer parte das Forças Armadas espanholas. O time catalão tentou negociar esse problema com o governo, mas só gerou mais polêmica e até piadas dos rivais. Depois de um ano meio, Marinho voltou “foragido” para o Brasil.
Roberto Dinamite
O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro chegou ao Barcelona ainda no auge. Ele até teve um bom começo, mas ficou apenas três meses na Espanha. Dinamite responsabiliza a troca de técnicos por não ter vingado como poderia na Catalunha.
Cléo Hickman
Volante revelado pelo Internacional, Cléo foi para o Barcelona sob a expecativa de ser um “novo Falcão” em 1981. Mas sua passagem de apenas quatro meses teve dois problemas: primeiro, antes de ir para a Espanha, ele posou para fotos seminu e causou polêmica. Depois, a chegada de grandes estrelas, como Diego Maradona, obrigaram o time catalão a liberá-lo de volta para o Brasil. E para quem ficou curioso: sim, ele é parente da apresentadora Ana Hickman.
Fábio Rochemback
O volante gaúcho contribuiu com o último momento em que os torcedores do Barcelona sofreram, antes dos supertimes formados recentemente. Rochemback chegou em 2001 com alguma moral (custou inacreditáveis R$ 29,4 milhões), jogou com frequência durante uma temporada, mas o clube inteiro foi mal. No ano seguinte, ele passou a ser reserva e até foi afastado do grupo principal. Em 2003, já foi emprestado pelo Sporting e nunca mais voltou ao Barcelona.
Geovanni
Revelado no Cruzeiro, o meia foi outro que chegou cercado de expectativa, teve momentos esporádicos de brilho, mas decepcionou a torcida. Tanto que ele chegou a ser eleito uma das 20 piores contratações da história do time catalão. Sua passagem durou dois anos e, em 2003, ele foi fazer sucesso em Portugal.

Henrique
O Barcelona gastou 10 milhões de euros (R$ 26,7 milhões) em 2008, mas nunca deu reais chances para o zagueiro. Assim que chegou, ele foi emprestado para o Bayer Leverkusen e, apesar de ter ido bem, o time catalão preferiu emprestá-lo ao Racing, para adaptá-lo ao futebol espanhol. Henrique até fez jogos amistosos com a camisa do Barcelona, mas não foi bem e logo o Palmeiras quis repatriá-lo, primeiro por empréstimo e depois em definitivo.
Keirrison
Chega a ser difícil de explicar. Keirrison surgiu como grande promessa no Coritiba, teve um início de considerável sucesso pelo Palmeiras e foi para o Barcelona em 2009. Mas, desde então, jogou absolutamente nada. Passou por Benfica, Fiorentina, Santos, Cruzeiro e voltou ao Coxa, mas até agora só conseguiu ser eleito o “pior investimento do Barcelona na história”, de acordo com o jornal As. Mesmo assim há boatos de que seu contrato com o time catalão será renovado, algo que seria ainda mais difícil de explicar.
Comentários