Não vai ter Copa? Saiba onde ver (outros) jogos pelo Brasil

0 76

Você gosta de futebol, mas não conseguiu ingressos para os jogos da Copa do Mundo? Calma, não é o fim do mundo.

Durante o Mundial no Brasil, disputado entre 12 de junho e 13 de junho, o futebol brasileiro vai praticamente parar, de forma que as 32 seleções classificadas possam disputar o torneio. O que não quer dizer que ninguém mais vai jogar.

Durante a Copa de 2014, o torcedor vai poder acompanhar jogos em determinados estados do Brasil. Em pelo menos dez deles, para ser exato: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Não deu para comprar o ingresso para Brasil x Croácia? Vai ficar de fora de Espanha x Holanda? Não se preocupe: se você gosta de futebol e mora nestes nove estados, pode matar as saudades do estádios com jogos do Campeonato Paraibano, das categorias de base ou das divisões de acesso de alu. Saiba onde haverá ou não partidas nos estádios:

Acre: não

A primeira divisão do Campeonato Acreano terminou em 10 de junho – Atlético-AC e Rio Branco decidem após empatarem o primeiro jogo da final por 1 a 1. A segunda divisão ainda não tinha datas anunciada no site oficial, mas deve acontecer entre o final de julho e o final de agosto, como em 2013. Não há uma copa estadual.

Alagoas: sim

A primeira divisão acabou em 30 de abril. A segunda ainda não tem data divulgada pela federação – em 2013, porém, aconteceu entre setembro e novembro. Não há uma copa estadual. Em compensação, durante a Copa do Mundo, há programação para as categorias de base, com jogos das categorias Sub-15 do Campeonato Alagoano.

Amapá: não

Excepcionalmente, a primeira divisão do Campeonato Amapaense aconteceu no primeiro semestre – melhor para o Santos, que repetiu que repetiu o título de 2013. O estado não tem uma segunda divisão, mas a Federação Amapaense de Futebol anuncia um Campeonato Intermunicipal em 2014 – só não diz para quando.

Amazonas: não

A primeira divisão do Campeonato Amazonense terminou com o título do Nacional, que levou a melhor sobre o Princesa do Solimões. A Federação Amazonense de Futebol se reúne com clubes na primeira quinzena de junho para definir a segunda divisão local – ainda não há datas, mas ocorrerá apenas após a Copa do Mundo. Não há uma copa estadual.

Bahia: sim

A primeira divisão já terminou, bem como a segunda divisão – respectivamente com títulos de Bahia e Colo-Colo. A Copa Governador do Estado, que vale vaga para a Copa do Brasil de 2015, acontece entre 21 de setembro e 23 de novembro. Assim, as únicas competições nos campos baianos durante a Copa do Mundo serão as Copas Regionais de Seleções (entre 6 de abril e 6 de julho, organizadas por ligas municipais). Confira aqui o calendário.

Ceará: não

A primeira divisão foi disputada até 23 de abril. A segunda, até 18 de maio. O Cearense Sub-20 acabou em 24 de maio. O Sub-15, em 31 de maio. A terceira divisão e a Copa Fares Lopes ainda não têm datas divulgadas pela Federação Cearense de Futebol, mas acontecerão após a Copa do Mundo.

Distrito Federal: sim

A primeira divisão já acabou em 17 de maio. A segunda ainda não teve a data divulgada pela Federação Brasiliense de Futebol, mas costuma ser disputada no segundo semestre. Quem quiser acompanhar futebol no DF, vai poder ver o Campeonato Brasiliense de juniores, que tem programação normal durante a Copa do Mundo de 2014 – a final do torneio de base acontece em 19 de julho.

Espírito Santo: não

Segundo o calendário divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo, cinco torneios acabaram antes da Copa do Mundo: o Campeonato Capixaba (Séries A e B), e os Estaduais das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. A categoria Sub-13 terminaria na segunda semana de junho. Depois do Mundial, começam a Copa Espírito Santo Sub-17 (19 de julho); o Campeonato Interligas, a Copa ES das categorias principal, Sub-15 e Sub-17 (todas a partir de 9 de agosto); a Copa ES Sub-20 (12 de agosto); e a Copa ES feminina (6 de setembro).

Goiás: não

A primeira divisão já terminou. A Divisão de Acesso (segunda divisão) começa em 27 de julho. A terceira divisão acontece no segundo semestre, entre 31 de agosto e 22 de novembro. Na base, as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 tiveram finais marcadas todas para antes da Copa do Mundo.

Maranhão: não

A primeira divisão foi disputada entre 26 de janeiro e 6 de abril, com título para o Sampaio Corrêa. A segunda divisão acontece após a Copa do Mundo, entre 24 de julho e 11 de outubro. A Copa São Luís ainda não tem data para acontecer – se acontecer.

Mato Grosso: não

O Campeonato Matogrossense teve o Cuiabá como campeão da primeira divisão, encerrada em 6 de abril. A segunda divisão começa em 27 de julho. A Copa Governador de Mato Grosso deve começar também no segundo semestre.

Mato Grosso do Sul: não

A primeira divisão acabou em abril. No entanto, não há qualquer informação no site da Federação sobre a segunda divisão – que aconteceu entre agosto e novembro no ano passado. Não há mais a terceira divisão e a Copa MS.

Minas Gerais: não

Os campeões do Módulo I e do Módulo II já foram conhecidos. O site da Federação Mineira de Futebol (FMF) não informa a data de início da terceira divisão (Segunda Divisão), mas ela costuma começar em agosto. A Taça Minas Gerais, que não foi disputada em 2013, segue fora das previsões.

Pará: sim

A Federação Paraense de Futebol deu uma aula na divulgação do calendário para 2014. De maneira bastante clara, apresentou a programação de todas as categorias para 2014, dos amadores aos profissionais. Entre os profissionais, haverá apenas a reta final do Paraense Sub-20 até 22 de junho. No interior do estado, haverá o Campeonato Sub-18 de Seleções (até 14 de junho) e o Campeonato Máster (entre 8 de junho e 7 de setembro).

Paraíba: sim

A segunda fase do Campeonato Paraibano termina dia 11 de junho, com mais seis datas que serão disputadas durante a Copa do Mundo. A segunda divisão deve começar em agosto. A Copa Paraíba não aconteceu em 2013 e sua realização é incerta em 2014.

Paraná: não

A primeira divisão terminou com o título do Londrina. A segunda, com dez equipes, começa em 20 de julho e termina em 26 de outubro. A terceira começa depois disso. Entre os tradicionais torneios amadores que a Federação Paranaense de Futebol organiza, a Suburbana terminou em 31 de maio, com o título do Capão Raso, enquanto a Taça Paraná acabou no último dia 25 com o título do Fanático FC.

Pernambuco: sim

Entre os profissionais, a primeira divisão foi antes da Copa do Mundo, enquanto a segunda divisão acontece depois. Mas segundo o calendário divulgado pela Federação Pernambucana de Futebol, o torcedor poderá acompanhar jogos do Pernambucano Sub-20, que vai de 12 de abril a 6 de setembro. Todas as outras competições da entidade acontecem depois do Mundial.

Piauí: não

Ponto para os piauienses, com um calendário bastante claro. A primeira divisão já acabou. A segunda divisão começa após a Copa do Mundo. A Copa Piauí acontece entre agosto e outubro. Ou seja: entre os profissionais, nada de competições durante a Copa do Mundo. Mesmo entre as categorias de base, nada de concorrência com o Mundial – o Piauiense Sub-19 aconteceu antes do torneio, enquanto o Sub-17 acontece depois.

Rio de Janeiro: sim

A primeira divisão (Série A) do Campeonato Carioca terminou com o Flamengo campeão. Mas a segunda e a terceira divisões seguem firmes. Na Série B, o triangular final é disputado até 2 de julho. Na Série C, o segundo turno acontece até dia 6 de julho.

Rio Grande do Norte: sim

Na primeira divisão, o América-RN derrotou o Globo e ficou com o título. Ainda não há informações a respeito da segunda divisão. Garantido durante a Copa do Mundo, apenas o Campeonato Potiguar Sub-17 – dia 14, já tem três jogos.

Rio Grande do Sul: sim

A primeira divisão terminou com o título do Internacional. A Divisão de Acesso, logo abaixo na pirâmide do futebol gaúcho, terminou no dia 8 de junho com o Ypiranga campeão. No entanto, de acordo com a FGF, a Segunda Divisão (que é a terceira) vai até dia 29 de junho. Depois disso, os gaúchos acompanham apenas a Supercopa Gaúcha, que começa em 3 de agosto. Os torneios de categoria de base ficam paralisadas entre 7 de junho e 19 de julho. Confira aqui o calendário.

Rondônia: não

Não há uma copa estadual, então o futebol local se resume às duas primeiras divisões do Campeonato Rondoniense. A primeira terminou em 31 de maio. A segunda deve acontecer entre agosto e outubro, como de costume, mas ainda não há datas oficialmente divulgadas no site oficial da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER).

Roraima: não

A primeira divisão terminou em 14 de maio com o título do São Raimundo. Roraima não tem uma segunda divisão, bem como não ter uma copa estadual. O único time que ainda tem compromissos em 2014 é o próprio São Raimundo, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo.

Santa Catarina: sim

A Série B do Campeonato Catarinense começa em 16 de julho, enquanto a Série C começa em 20 de julho. Durante a Copa do Mundo, o futebol catarinense terá apenas competições de categorias de base – no caso, a Série C do Catarinense nas categorias júnior e juvenil.

São Paulo: não

Não haverá futebol profissional durante a Copa do Mundo, especialmente por conta das seleções que se hospedam no estado e que utilizam instalações dos clubes locais para treinamentos. As três primeiras divisões (Séries A1, A2 e A3) já terminaram, enquanto a quarta divisão (Segunda Divisão) parou no dia 8 de junho e se reinicia em 20 de julho. A Copa Paulista começa no mesmo dia. As categorias de base também são paralisadas durante a Copa do Mundo.

Sergipe: não

A primeira divisão do Campeonato Sergipano terminou em 1º de junho, com o título do Confiança. A segunda divisão acontece depois da Copa do Mundo, entre 3 de agosto e 19 de outubro. A Copa Governador do Estado do Sergipe terminou em fevereiro com o título do Amadense.

Tocantins: não

A primeira divisão do Campeonato Tocantinense acabou neste sábado, 7 de junho, com título do Interporto. Não há informações a respeito da segunda divisão – o assunto vai ser discutido pela FTF apenas após a Copa do Mundo.

Observação

As informações foram conseguidas pelos calendários divulgados pelos sites das federações estaduais, quando haviam. Em caso negativo, o blog entrou em contato com ouvidorias; no entanto, até a publicação do texto, não havia recebido resposta de Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia. Colocamo-nos à disposição de quaisquer esclarecimentos.

Na falta de respostas, agradecemos a colaboração de amigos da imprensa do Amazonas, de Goiás, da Paraíba, do Paraná e do Tocantins, dentre outros estados, pelos esclarecimentos. Este espaço se prontifica a quaisquer correções nas informações.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...