Emergente, "Brócolis mecânico" busca quarto acesso em 11 anos na Espanha

0 47

O La Hoya Lorca CF é um clube pequeno e jovem da Espanha. Fundado em 2003, o time da região de Murcia (sudeste do país) vem se consolidando com campanhas emergentes em sua existência – foram três acessos nacionais em dez anos. Porém, em 2013, a equipe da cidade de Lorca vem se destacando também por outro motivo: seu uniforme de brócolis.

A cultura do brócolis é tradicional em Murcia – lá, é normal oferecer talos do vegetal como sinal de boa sorte, assim como se faz com o trevo de quatro folhas em boa parte do mundo ocidental. Como homenagem a tal cultura, o La Hoya Lorca é conhecido como El Brócoli Mecánico. O time se veste tradicionalmente de azul, mas adotou um curioso terceiro uniforme neste ano: todo verde, imitando a textura do vegetal nas camisas e nos calções.

Emergente, La Hoya Lorca contabiliza três acessos nacionais em dez anos – o último deles, com o “uniforme de brócolis” (Crédito: Facebook)

Com este fardamento, que não chega a ser uma unanimidade, o La Hoya conquistou o acesso da Tercera División (a quarta divisão, na verdade) na temporada 2012/2013 – o que, com o perdão do trocadilho, torna tal uniforme um prato cheio para os torcedores mais supersticiosos e para os colecionadores mais ávidos.

Na atual temporada, o “brócolis mecânico” comandado pelo técnico Sebas Jurado tem mantido o embalo. Na primeira vez em que disputa a Segunda División B (a terceira divisão espanhola), o La Hoya já ocupa a sétima posição (de 19 times) do Grupo 4. São três vitórias, dois empates e apenas uma derrota em seis rodadas. Em tal posição, garantiria uma das vagas da divisão para a Copa do Rei 2014/2015.

A última vitória veio neste fim de semana. Jogando fora de casa, venceu o San Fernando (que ocupa uma das vagas na zona de rebaixamento) por 4 a 0, com gols de Ortuño, Carlos Martínez (dois) e Josan. Embalado, o time volta a entrar em campo para enfrentar o tradicional Cádiz (que disputou a primeira divisão na temporada 2005/2006).

A Segunda División B do Campeonato Espanhol

A Segunda División B equivale à terceira divisão do Campeonato Espanhol, atrás de Primera División e Segunda División. Ela conta com 80 clubes, divididos em quatro grupos regionalizados com 20 clubes cada um – o Grupo 1 conta com apenas 19 equipes na atual temporada, já que o Salamanca AC (substituto legal do tradicional UD Salamanca) foi vetado judicialmente de participar no torneio.

Em cada grupo, os quatro primeiros colocados vão para os play-offs (totalizando 16 times), enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Tercera División – ali, 360 clubes são divididos em 18 grupos regionalizados, com 20 equipes cada.

Na Segunda B, os grupos se enfrentam em turno e returno (38 jogos), classificando os times para os playoffs – e é aí que o regulamento fica confuso. Ali, os líderes de cada grupo da primeira fase se enfrentam em mata-mata (ida e volta), promovendo os finalistas da competição à Segunda División – quem cai nas semifinais vai para a repescagem.

Já os outros 12 times (do 2º ao 4º de cada grupo) se enfrentam em outro mata-mata (ida e volta), classificando os seis vencedores para a repescagem. Totalizando oito equipes (com os dois líderes de grupos eliminados anteriormente), a repescagem é um terceiro mata-mata, que aponta os outros dois promovidos para a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

O La Hoya Lorca está no Grupo 4, ao lado de Albacete, Algeciras, Almería B, Arroyo, Atlético Sanluqueño, Cacereño, Cádiz, Cartagena, Córdoba B, Écija, El Palo, Granada B, Guadalajara, La Roda, Linense, Lucena, Melilla, San Fernando e Sevilla Atlético.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...