Minha ligação com um time da segunda divisão da Lituânia

Site Oficial
0 423

Texto publicado originalmente no Medium

O time da foto acima é o FK Utenis Utena, da cidade de Utenas, na Lituânia. Em conversas com meu pai sobre o passado da minha família, descubro que meu bisavô nasceu em uma cidadezinha nesse país do leste europeu chamada Dusetos.

Infelizmente, a cidade não possui time de futebol. A população de lá segundo o último Censo feito na cidade é de 866 pessoas.

O time mais próximo de Dusetos é o FK Utenis Utena. Utenas fica a 37 km de distância de Dusetos; uma viagem de carro entre as cidades dura aproximadamente meia hora.

Meu bisavô se chamava Joselis (José) Bliacheris, nasceu em Dusetos em 1905 e saiu de lá em 1927. Essa cidade lituana ficou marcada por um triste episódio durante o Holocausto.

Dusetos e o Antissemitismo

Placa anunciando a chegada a Dusetos

De acordo com o Censo, 704 judeus moravam lá em 1923, entre eles meu bisavô. Em 1939 (ano que começa a Segunda Guerra Mundial), a população de judeus caiu para 500. Em 26 de agosto de 1941, todos os judeus da cidade e os da região de Zarasai – uma cidade no Nordeste lituano – foram assassinados em massa pelos nazistas com ajuda da polícia local. Segundo informações, o número de mortos nesse massacre chegou a 8.000.

Meu bisavô escapou dessa tragédia pois veio para o Brasil em 1927 e se estabeleceu em Quatro Irmãos, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul onde havia uma colônia agrícola judaica. Meu avô, filho de José, nasceu em Encruzilhada do Sul. Meu avô cresceu em Quatro Irmãos. Ele viria ser pai do meu pai.

O FK Utenis Utena

Arte para time de futebol de botão

O FK Utenis Utena foi fundado em 1933, mas só achei disponível informações sobre o time a partir de 2016. O time não tem nenhum troféu em mais de 80 anos de história. Seu estádio tem capacidade para 3.000 pessoas, sendo que Utena tem aproximadamente 47.611 habitantes. Suas cores são o azul, branco e amarelo.

Em quatro participações que se tem registro na Pirma Iyga, a segunda divisão lituana, o time atingiu no máximo uma sexta colocação em 2015 e 2017, e em 2018 teve seu pior desempenho: um oitavo lugar. A liga tem 13 equipes e três são rebaixadas.

Como os campeonatos de futebol começam por fevereiro/março no Leste Europeu, nos resta aguardar uma boa temporada do time.

AVANTE UTENIS!

Posts Relacionados
Comments
Carregando...