“Lamegão? Mas não era Ipatingão?”

0 162

Publicidade

Você se acostumou a ver jogos em Ipatinga nos últimos anos. Seja pelo Campeonato Mineiro, seja pela Copa do Brasil ou por uma das divisões do Campeonato Brasileiro, a cidade do Vale do Aço passou a ter importância no futebol nacional. Por isso, causou estranheza em parte do público quando, nos primeiros meses de 2011, o Estádio Ipatingão passou a ser chamado Lamegão. Você entendeu?

Caso não tenha entendido, a mudança de nome foi motivada por uma homenagem simples, justa e até certo ponto esperada. João Lamego Netto, que dá nome ao estádio, foi prefeito de Ipatinga entre 1977 e 1982. Em seu mandato, dentre outras obras na cidade, construiu a arena que levaria seu nome – o que não foi possível na época, uma vez que Lamego ainda estava vivo.

Na foto, João Lamego Netto em seu mandato

Desta forma, o homenageado foi Epaminondas Mendes Brito. Nascido em 1942, Brito foi eleito vereador na cidade em 1977, assumindo a presidência da Câmara no ano seguinte. No entanto, antes de concluir seu mandato, veio a falecer em 1981, vítima de câncer. Assim, acabou “batizando” o estádio.

Foi assim que o “Gigante do Parque Ipanema” ficou conhecido por quase 30 anos. E a partir do começo da última década, o Ipatingão passou a ser palco de diversos feitos do Ipatinga Futebol Clube – liste aí o título mineiro de 2005, o vice-campeonato estadual em 2006 (na final daquela famosa entrevista do atacante Gil) e o vice-campeonato da Série B do Brasileiro em 2007.

Assim foi até 6 de abril de 2011. Aos 88 anos, João Lamego Netto veio a falecer, vítima de infecção generalizada. Duas semanas depois, um projeto de lei do presidente da Câmara dos Vereadores, Nardyello Rocha, permitiu que o Ipatingão pudesse adotar o nome de Estádio Municipal João Lamego Netto.

O projeto de Nardyello foi aprovado por unanimidade em primeira instância pelos vereadores municipais. Epaminondas Mendes Brito passou então a batizar o hall de entrada do estádio. E João Lamego Netto, enfim, ganhou sua homenagem.

Fotos e informações: Wikipedia, Plox, Ipatinga FC, Diário do AçoOvelha Muda, Templos do Futebol e RSSSF.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...