Italiano no CE e lateral da Seleção: o "lado B" do mercado da bola

0 92

Saber que Conca voltou ao Fluminense ou que Leandro Damião acertou com o Santos é fácil demais, todo mundo sabe. Basta olhar na capa de qualquer jornal, e você vai se deparar com inúmeras contratações dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Ou então você vai ler aquelas boatarias que vendem jornal, tipo Trezeguet no Corinthians e por aí vai.

O intuito deste blog aqui é outro. Aqui, a gente fala de clube menor, de divisão de acesso, de regulamento bizarro. De time pequeno que não aparece em capa de jornal. E como não poderia deixar de ser, de contratação inesperada. Aqui, a gente fala daquele cara que foi artilheiro da Copa do Brasil, que foi Bola de Prata do Campeonato Brasileiro, e que vai disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro.

É claro que não dá para falar de todas as contratações de todos os times de todos os estados. Por isso, este blog resolveu fazer uma lista de jogadores bem conhecidos (os populares “aquele”) e que disputarão os campeonatos estaduais pelo Brasil afora. Confira alguns do jogadores escolhidos a dedo:

América-RJ (Campeonato Carioca, Série B)

Depois de deixar escapar o acesso à elite do Rio de Janeiro em 2013, o time da Tijuca não quer repetir o tropeço em 2014. Por isso, trouxe de volta o lateral esquerdo Gilberto, revelado pela própria equipe e aposentado desde 2012. Com passagens por Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, São Caetano e Tottenham, disputou as duas últimas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira.

Atlético Sorocaba (Campeonato Paulista, Série A1)

Primeiro, o clube anunciou o meia Boquita, ex-Corinthians e que disputou a quarta divisão do Campeonato Paulista pelo Atibaia. Depois, veio o atacante Lenny, aquele ex-Fluminense e Palmeiras. Mais tarde, a contratação da equipe foi o lateral direito Fabinho Capixaba, aquele que deixou poucas saudades nos torcedores palmeirenses antes de rodar por Avaí, Coritiba e Criciúma, entre outros clubes. Por fim, veio o goleiro Deola, do Palmeiras, por empréstimo.

Boavista (Campeonato Carioca, primeira divisão)

Presente na primeira convocação de Dunga na Seleção Brasileira, em 2006, o volante Jônatas (ex-Flamengo e Espanyol) é o principal reforço da equipe de Saquarema para 2014. O meio-campista será comandado pelo técnico Américo Faria, ex-supervisor da própria Seleção Brasileira.

Brasil de Pelotas (Campeonato Gaúcho, primeira divisão)

Túlio Souza, volante com passagens por Botafogo, Sport, Coritiba e Bahia, reforça o elenco xavante na volta à elite do Rio Grande do Sul. Raulen, lateral que se destacou por Atlético-PR, São Caetano e ABC, também acertou.

Cabofriente (Campeonato Carioca, Série A)

Depois de surgir como promessa no Cruzeiro campeão de tudo em 2003, o zagueiro Gladstone viu a carreira entrar numa espiral: passou pelo futebol italiano (Juventus e Verona) e pelo Campeonato Português (Sporting) antes de atuar por diversos clubes do Brasil (Palmeiras, Náutico, Portuguesa, ABC e CRB). Em 2014, reforçará a Cabofriense, que volta à elite do Rio de Janeiro, ao lado de Fabrício Carvalho (aquele, ex-Ponte Preta, São Caetano, Goiás e Portuguesa) e Keninha (aquele, ex-Atlético-GO e Vila Nova). O técnico será Alexandre Barroso, ex-Ipatinga, CRB e Villa Nova.

Comercial (Campeonato Paulista, Série A1)

Julio Sergio, ex-goleiro do Santos e da Roma, é reforço da equipe para a disputa do Campeonato Paulista. O técnico será Toninho Cecílio. Do mais, nomes secundários, como o zagueiro Reniê (ex-Vitória) e o volante Xaves (ex-Ipatinga)

Duque de Caxias (Campeonato Carioca, Série A)

O experiente goleiro Elinton, 34 anos, é sempre lembrado por sua passagem pelo Olympique de Marselha. Agora, o currículo do jogador, que já contava com Flamengo, Fluminense, Vasco, Bangu, Moto Club e futebol de Itália e Romênia conta também com o Duque de Caxias, que contratou o jogador para a disputa do Campeonato Carioca. O atacante Alex Terra, com passagens por Goiás, Portuguesa e Fluminense, é outro reforço.

Fast (Campeonato Amazonense, primeira divisão)

Carlinhos Bala e Rosembrick, dupla que fez sucesso no Santa Cruz e que conquistou o acesso da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005, voltarão a jogar juntos – desta vez, no Fast. O primeiro passou desde então por clubes como Cruzeiro, Sport, Náutico, Atlético-GO e CRB, enquanto o segundo jogou por Palmeiras, Sport, São Caetano, Vila Nova e Criciúma, entre outras equipes.

Inter de Santa Maria (Campeonato Gaúcho, Divisão de Acesso)

Josiel, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2008 pelo Paraná Clube, é a aposta do clube de Santa Maria para buscar o acesso. Desde então, o atacante passou por Flamengo, Atlético-GO, Paysandu, Macaé e Volta Redonda, entre outras clubes.

Itapipoca (Campeonato Cearense, Série A)

Não se preocupe se você não conhece o zagueiro italiano Mattia Binatti. Aos 21 anos e com passagens por clubes pequenos de seus país, como Castellana e Montichiari, Binatti (ou simplesmente Mattia) resolveu fazer carreira no futebol cearense. Depois de jogar no Tiradentes em 2013, Mattia é a aposta do Itapipoca para o Campeonato Cearense 2014.

Mogi Mirim (Campeonato Paulista, Série A1)

Depois de muito esperar, a torcida do Mogi Mirim finalmente poderá contar com Rivaldo na equipe. O meia, presidente licenciado da equipe, chega para disputar o Campeonato Paulista após uma temporada de resultados fracos com o São Caetano. Quem também reforça a principal surpresa do Paulista de 2013 é o atacante Fernando Baiano, ex-Corinthians e Internacional, que disputou o torneio estadual no último ano pelo São Bernardo.

Red Bull Brasil (Campeonato Paulista, Série A2)

Fabiano Eller é um dos reforços do Red Bull Brasil para a Série A2 do Campeonato Paulista (Crédito: Divulgação)

Acostumado a contratar nomes conhecidos para conquistar acessos, o time de Campinas aposta em 2014 no zagueiro Fabiano Eller, que tem no currículo títulos de campeão brasileiro, sul-americano e mundial por equipes como Vasco, Palmeiras, Internacional, Santos, Flamengo, Fluminense e Atlético de Madrid. “Acredito muito neste time do Red Bull Brasil que está sendo montado”, disse o jogador, apresentado no clube com o zagueiro Gerson e com os laterais Romário e Bernardo. Bruno Formigoni, ex-São Paulo, também foi anunciado.

União Barbarense (Campeonato Paulista, Série A2)

Rebaixado da Série A1 em 2013, o time de Santa Bárbara d’Oeste se reforçou com nomes conhecidos para buscar o acesso. Os atacantes Aloísio (ex-São Paulo e Atlético-PR) e Acosta (ex-Corinthians e Náutico) foram oficializados. Tuta, ex-Flamengo e Palmeiras, também chegou a ser confirmado, mas o negócio caiu.

XV de Piracicaba (Campeonato Paulista, Série A1)

Um dos nomes mais conhecidos é o goleiro Márcio, aquele revelado pelo São Paulo e com passagens por Grêmio, Paysandu, Ituano, Grêmio Prudente, Botafogo-SP e Grêmio Barueri. “Estou muito feliz mesmo de estar aqui. Sempre quis jogar no XV e agora terei essa oportunidade”, comemorou Márcio, que tem família em Piracicaba. O clube comemora seu centenário com outros nomes conhecidos, como o volante Alan Bahia (ex-Atlético-PR), o atacante Felipe Adão (aquele, com passagens por Vasco e Botafogo).

(E aí? Faltou alguém?)

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...