• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Hoje técnico, Rogério coloca pedaladas de Robinho no passado

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
16/07/2014 - Atualizado em 06/01/2015
em Fut. Brasil, Personagens
0
Hoje técnico, Rogério coloca pedaladas de Robinho no passado
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O dia era 15 de dezembro de 2002. No Estádio do Morumbi, Corinthians e Santos se enfrentavam pelo segundo jogo das finais do Campeonato Brasileiro. Com o placar em 0 a 0, o jovem atacante Robinho recebeu a bola pela esquerda rente à lateral, avançou em diagonal na direção da área, pedalou oito vezes e foi derrubado pelo lateral direito Rogério. Pênalti, que Carlos Eugênio Simon assinalou. O próprio Robinho converteu.

O lance, aos 35min46s do primeiro tempo daquela partida, abriu o caminho para a vitória santista por 3 a 2, que daria o título brasileiro ao time comandado por Emerson Leão. Porém, mais do que isso, marcou decisivamente a carreira dos dois protagonistas do lance: Robinho virou atacante do Milan e da Seleção Brasileira, enquanto Rogério virou…

PUBLICIDADE

Rogério virou o técnico Rogério Fidélis. Sim: bem longe da fama pelo lance do endiabrado Robinho em 2002, o ex-lateral direito completou em 2014 um ano como técnico. Neste período, trabalhou com o Barra da Tijuca, que disputa a Série B do Campeonato Carioca. Na temporada atual, Rogério passou bem perto de levar o time para a primeira divisão do Campeonato Carioca, ficando com o terceiro lugar da segunda divisão do Rio de Janeiro – no triangular final, Barra Mansa e Tigres do Brasil conquistaram o acesso.

A transição do campo para o banco, segundo Rogério, aconteceu sem sobressaltos. Em 2012, ele atuou ao lado do atacante Dodô pelo Grêmio Osasco na Série A2 do Campeonato Paulista; no ano seguinte, Dodô – que reforçava o Barra da Tijuca na Série B do Campeonato Carioca – indicou Rogério para ocupar o cargo de treinador no clube do Rio. O Barra, que havia demitido o técnico Lira após uma derrota por 5 a 0 para o América (oitava rodada do primeiro turno), topou.

A mudança no desempenho foi sensível: vice-lanterna do Grupo A no primeiro turno, com 11 pontos em nove jogos, o Barra da Tijuca chegou à quarta posição na chave no segundo turno, com 17 pontos em nove jogos. Rogério ainda chegou a disputar partidas como jogador do clube pela Copa Rio no segundo semestre, antes de retomar o trabalho à beira do campo na Série B de 2014.

“Joguei dois jogos na Copa Rio porque ele (o presidente do clube, Adílson Oliveira Coutinho Filho) me convidou. Aí, pediu para jogar com ele. Eu não era o treinador, era um jogador-observador. Passei a observar a competição”, contou Rogério em entrevista ao blog.

Em 2014, o trabalho de Rogério no Barra da Tijuca apareceu com mais destaque. Nenhum clube contabilizou tantos pontos na soma dos dois turnos (34 em 16 jogos, contra 33 de São João da Barra, 30 de Goytacaz e 29 de Sampaio Corrêa). O desempenho valeu ao time tricolor uma vaga no triangular final da competição, no qual o acesso bateu na trave.

PUBLICIDADE

Terminada a competição, Rogério está sem clube. No entanto, a condição deve durar pouco – nos próximos dias, ele deve conversar com a diretoria do Barra da Tijuca para assinar um novo contrato, tendo em vista a Copa Rio e a Série B de 2015. A meta, como não podia deixar de ser, é o acesso no ano que vem. As pedaladas de Robinho? Para o ex-volante do Palmeiras e ex-lateral do Corinthians, são coisas do passado – assim como os títulos que conquistou.

(Crédito: Barra da Tijuca/Divulgação)

Confira a entrevista do técnico Rogério Fidélis:

Última Divisão – Faltou pouco para você colocar o Barra da Tijuca na Série A do Campeonato Carioca. Como você avalia a Série B de 2014?

Rogério – Foi muita positiva. Foi a equipe que somou mais pontos no geral, e chegou no triangular final. No nosso primeiro jogo, uma vitória (3 a 2 sobre o Tigres do Brasil); a gente dependia só de uma vitória em três jogos e não conseguiu. Mas foi um trabalho muito positivo.

Última Divisão – Você ficou bastante tempo no clube, praticamente um ano. Qual é ou foi o diferencial do Barra da Tijuca para essa parceria longa?

Rogério – Depende muito de resultado. O presidente me conhecia de nome, mas não sabia que eu já estava nessa função. Foi indicação do Dodô no ano passado. Quase cheguei ao triangular final (da Série B) do ano passado. Aí, houve uma sequência, ele me deu esse tempo para trabalhar. Levo isso como um bom trabalho. Por ser uma pessoa só que banca o clube, a gente tem que se adaptar a esse orçamento que ele nos proporcionou. Montamos uma base boa com um baixo custo, depois colocamos peças com um valor maior.

Última Divisão – Que tipo de situação um clube da Série B do Carioca enfrenta que você não tinha visto nos clubes pelos quais passou?

Rogério – Tem muitos clubes que não têm uma estrutura legal. A estrutura que o Barra da Tijuca teve nessa competição, eu garanto que muitos clubes da primeira divisão não têm. Algumas equipes que acabam desistindo no decorrer da competição prejudicam. Teve uma equipe, o Quissamã, que estava nessa divisão – nós enfrentamos eles (vitória por 5 a 1 no primeiro turno), e eles desistiram (no segundo turno). As equipes que eram do nosso interesse, para eles enfrentassem e tirassem pontos, deu WO… São situações que incomodam. Equipes que não tem a estrutura necessária

Última Divisão – A Série B foi disputada normalmente durante a Copa do Mundo. Houve um impacto disso para o torneio, na sua opinião?

Rogério – Não. Já era para ter encerrado antes. Não terminou devido à escalação irregular do jogador de uma equipe (William Teixeira, zagueiro do Ceres). Aí, paralisou por duas semanas (no final de maio). Poderia ter terminado antes.

Última Divisão – Você trabalhou com o Felipão no Palmeiras, e hoje também é técnico. O que você achou da Seleção na Copa do Mundo?

Rogério – É uma coisa muito chata. Era uma expectativa grande, a gente esperava que chegasse à final da Copa do Mundo. Perder da maneira que foi, foi doloroso.

Última Divisão – Você é um nome conhecido, passou pela Seleção Brasileira, mas parece que isso não tornou o seu trabalho no Barra da Tijuca badalado. Isso é bom, por tirar a pressão, ou ruim, por não dar o devido destaque ao trabalho?

Rogério – As coisas acontecem quando se tem resultados. Já tinha passado aos meus atletas lá atrás que muitas pessoas iriam falar do Barra. Só se falava de América, do Goytacaz, do São João da Barra, e não se falava do Barra da Tijuca. A gente foi chegando, e muitas pessoas não acreditavam. Eu trabalho dessa forma. Não gosto de divulgar antes de as coisas acontecerem.

Última Divisão – Você ficou marcado pelas pedaladas do Robinho na final do Campeonato Brasileiro de 2002. Os atletas do clube conversam com você sobre isso?

Rogério – Não, não… Eu mesmo toquei nesse assunto quando estava reunido com os atletas. A gente só é lembrado por coisas positivas. Infelizmente, sou lembrado hoje por um fator negativo que aconteceu. As conquistas que tive no Palmeiras, no Corinthians, ninguém tira. Pode passar 100 anos, meu nome vai estar na galeria, no museu dos clubes. Meu filho – quando estiver maior – e meus netos, vão ver. Vão estar lá meus feitos.

Última Divisão – Nós da imprensa cobramos muito uma renovação do mercado de técnicos no Brasil. Você acha que o mercado tem essa dificuldade em se renovar?

Rogério – Hoje, analisando, tem. Você vê aí que são sempre as mesmas figuras que estão rodando, rodando, e voltam ao seu ponto de partida. Poderia dar um pouco mais de oportunidade a esses jovens. A gente vê o Sidney (Moraes), que enfrentei varias vezes no São Paulo: hoje ele é um jovem treinador, acho que até mais jovem que eu. Esteve em Minas Gerais, na Ponte Preta… O mercado hoje está se abrindo.

(Nota do blog: Sidney Moraes, atualmente no Náutico, tem 37 anos; Rogério tem 38.)

Última Divisão – Qual é seu plano de carreira para os próximos anos? Você já recebeu convites para outros clubes?

Rogério – O segundo semestre é Copa Rio. Ainda não estou lá (no Barra da Tijuca), estou em São Paulo. Estou voltando para o Rio nesta semana para conversar com o presidente e ver o que vai ser feito. Em uma conversa que nós tivemos, ele disse que o time viria forte, diferente do que foi neste ano. Ele quer subir no ano de 2015 para 2016, para disputar a Série A. Quero ver qual vai ser o planejamento dele.

Com Rogério como treinador, Barra da Tijuca foi terceiro colocado na Série B do Campeonato Carioca (Crédito: Barra da Tijuca/Divulgação)
Tags: Barra da TijucaBarra MansaBrasileiro Série BCampeonato BrasileiroCampeonato CariocaCampeonato PaulistaCorinthiansFutebol ClubeGoytacazPalmeirasSantosSão João da Barrasérie a2Tigres do Brasil
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Em SP, clubes “dividirão” treinador após Copa do Mundo

Próximo

100 anos: a Seleção Brasileira antes da Seleção Brasileira

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?
Sudeste

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

por Emanuel Colombari
04/07/2022
Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo
Fut. Mundo

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

por Emanuel Colombari
02/07/2022
Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Próximo
100 anos: a Seleção Brasileira antes da Seleção Brasileira

100 anos: a Seleção Brasileira antes da Seleção Brasileira

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tuitar 0
  • “Pode rasgar a minha passagem de volta, vou determinado a vencer”: o atacante brasileiro que fez história na Moldávia

    92 compartilhamentos
    Compartilhar 92 Tuitar 0
  • InStat confirma: Transmissão da Série D será cobrada, provavelmente a partir da 5ª rodada

    29 compartilhamentos
    Compartilhar 29 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.