Grandes azarões da Copa: Nova Zelândia

0 57

A participação da Nova Zelândia na Copa de 82 não é um fato muito comentado no jornalismo esportivo. Também pudera: a seleção foi desclassificada na primeira fase tendo perdidos todos os jogos que disputou. Na classificação final da competição, o time ficou na penúltima colocação.

O elenco neozelandês era praticamente amador. Quase todos os atletas da seleção não viviam do futebol e tinham outra profissão. Entre os jogadores, tinha um engenheiro, um pintor de paredes, um estudante de jornalismo e um jogador profissional de críquete (esporte popular na Oceania). Conhecida como All Whites, o time perdeu para a Escócia de 5 a 2, da União Soviética por 3 a 0 e do Brasil por 4 a 0.

nz82
O time da NZ em 82 tinha mesmo cara de ruim

Fundada em 1891, a New Zeland Football é uma das federações de futebol mais antigas do mundo. O mais estranho é que a entidade se filiou a Fifa somente em 1941. O atual presidente da entidade é o ex-goleiro Frank van Hattum, que defendeu as metas do país na Espanha em 82. Mais de 25 anos depois, o All Whites irá disputar a Copa mais uma vez.

Aos 32 anos, o zagueiro Ryan Nelsen é o grande destaque do time atual. O atleta é capitão da seleção nacional e atua no Blackburn Rovers, clube da primeira divisão inglesa. Os atacantes Chris Wood (West Bromwich Albion-ING), Chris Killen (Middlhesbrough-ING) e Rory Fallon (Plymouth Argyle-ING) são os outros atletas do elenco que atuam na Europa.

É muito difícil avaliar o potencial da seleção da Nova Zelândia. O time disputou as Eliminatórias no mesmo grupo de países como as Ilhas Fiji, Vanuatu e arquipélago da Nova Caledônia (?). Os neozelandeses irão encarar na primeira fase o complicado Grupo F, tendo como oponentes as seleções da Eslováquia, Paraguai e a tetracampeã Itália.

Filiação a Fifa: 1941
Posição no Ranking da Fifa: 78º
Principais equipes locais: Auckland City, Central United e Wellington Phoenix
Grande craque atual: Ryan Nelsen (zagueiro, Blackburn Rovers-ING)

Veja outros Grandes Azarões da Copa
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...