Grandes azarões da Copa: Honduras

0 36

A América Central não é um continente com grande tradição no futebol. Até hoje, a Costa Rica é a única seleção da região a se classificar para a segunda fase da Copa. Isso aconteceu em 1990, quando a seleção local era dirigida pelo mitológico treinador Bora Milutinovic. Em 2010, as chances do continente estão depositadas na seleção de Honduras, que disputa o torneio pela segunda vez.

Diferentemente da Nova Zelândia, Honduras não tem grandes vexames em Copas do Mundo. O brioso time hondurenho teve um bom desempenho em 1982, quando quase se classificou para a segunda fase do torneio. Após empates com a Espanha e Irlanda do Norte, a seleção hondurenha precisava de um bom resultado diante da Iugoslávia.

Liderados pelo craque Ramón Maradiaga, Honduras segurou o 0 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo. No finalzinho da partida, a zaga hondurenha acabou cometendo um pênalti infantil. O gol iugoslavo eliminou o sonho do país se classificar para a segunda fase da Copa do Mundo. No final da partida, todo o time chorou em campo.

honduras-82
Time de 82 quase se classificou para a segunda fase

Em 2001, a seleção hondurenha conseguiu uma proeza histórica: eliminou o Brasil nas quartas-de-final da Copa América. No ano passado, o time do técnico Reinaldo Rueda surpreendeu novamente e conseguiu a última vaga da Concacaf.

Indiscutivelmente, David Suazo é o grande nome do time. Revelado pelo Olimpia local, o atacante iniciou sua carreira internacional no Cagliari, da Itália, em 1999. Seus gols e seu bom desempenho o fizeram ganhar o prêmio de melhor jogador estrangeiro no país em 2006 e receber o apelido de “A Pantera”. Seu passe pertence à Internazionale de Milão, mas ele está emprestado para o Genoa.

Aos 36 anos, o atacante Carlos Pavón é um jogador venerado pelos torcedores hondurenhos. O veterano é o maior artilheiro de todos os tempos da seleção. Pavón teve passagens por diversas equipes do futebol mexicano e por times europeus como Udinese e Napoli. Atualmente, ele defende o Real España local.

A seleção centro-americana terá que passar por uma chave com adversários duros como Espanha, Suíça e Chile. Os hondurenhos esperam surpreender mais uma vez nesta Copa.

honduras-2010
Em 2010, os hondurenhos buscam surpreender mais uma vez

Filiação a Fifa: 1951
Posição no Ranking da Fifa: 40º
Principais equipes locais:
Motagua, Marathon, Platense e Real España
Grande craque atual:
David Suazo (Genoa-ITA)

Veja outros Grandes Azarões da Copa
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...