Giro UD #40: Decadência alemã, Valdo no Congo, filmes do Pelé e mais
Está chegando o Giro UD, pois é, com muita garra e emoção. São 11 de cá, 11 de lá, e o bate-bola do meu coração.
Chegou mais uma sexta-feira. E, com ela, a nossa curadoria com os conteúdos mais legais que vimos por aí ao longo da semana. É o já aclamado (carece de fontes) Giro UD!
Publicidade
Leia também:
- Giro UD #36: Léo Batista, a origem do Bomba Patch e mais
- Giro UD #37: Ronaldo Fenômeno no São Paulo, o mago da bola parada no Fortaleza e mais
- Giro UD #38: Smashing Pumpkins conhece Ronaldo, o primeiro gol do Morumbi e mais
- Giro UD #39: o carrasco do Liverpool em MG, estátuas bizarras e mais
Na edição desta semana, temos um panorama do fraco desempenho recente da seleção alemã, as aventuras de Valdo na seleção do Congo, um ex-goleiro querendo concorrer à presidência do Peru… E muito mais!
Confira:
A Alemanha sofreu para vencer a Ucrânia (2 a 1) e empatou com a Suíça (3 a 3) em jogos pela Liga das Nações. Campeã mundial em 2014, a equipe deu vexame na Copa do Mundo de 2018 e não consegue empolgar nos últimos anos. O que acontece com a equipe de Joachim Löw? Em coluna na DW, o sempre carismático Gerd Wenzel disseca a difícil transição que o treinador tem tentado comandar.
-U-D-
George Forsyth foi um goleiro de relativo sucesso no futebol peruano. Profissional entre 2001 e 2016, teve diversas passagens pelo Alianza Lima, e ainda esteve no time B do Borussia Dortmund e na Atalanta. Aposentado, sonha alto, e quer ser presidente do Peru. Luís Curro, do blog O Mundo é Uma Bola na Folha de S.Paulo, conta essa história.
-U-D-
Torcedores de equipes como Grêmio, Cruzeiro e Botafogo certamente se lembram do meia Valdo, que defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990. Pouca gente se atentou, mas o hoje treinador comanda desde 2018 a seleção do Congo. E em entrevista ao Marcus Alves, ele conta como tem feito para observar talentos do país e trabalhar em meio à pandemia da Covid-19. No Yahoo!.
-U-D-
Aposentado dos gramados desde 2015, Ruy Cabeção não sente falta do futebol. Pelo contrário: prestes a se formar em direito, o ex-meia de Fluminense, Cruzeiro, América-MG e várias outras equipes diz que não assiste mais jogos — principalmente diante da situação cruzeirense em 2020. Entrevista muito bacana a Enrico Bruno e Vanderlei Lima, no UOL.
-U-D-
Pelé vai completar 80 anos no dia 23 de outubro. E, para isso, o Canal Brasil trará uma seleção especial de filmes sobre o Rei do Futebol. A programação será exibida entre os dias 19 de outubro e 2 de novembro, sempre às 18h. Vimos a informação no TV História.
-U-D-
Crizam de Oliveira, pai do ex-meio-campista Zinho, morreu na última terça-feira (13). Na Folha de S.Paulo, Luciano Trindade publicou um belo obituário sobre ele, torcedor fanático do Vasco da Gama que chegou a ser agredido por torcedores, mas que marcou quem o conheceu pelo bom humor.