Giro UD #14: Gre-Nal da Libertadores, um título de 100 anos atrás e mais

(Imagem: De Volta Aos Trilhos)
123

Tudo bem com vocês? E a semana, foi corrida ou foi parada?

Por aqui, a gente chegou a mais uma edição do Giro UD. Desta vez, com informações do Ranking Nacional de Federações, escudos de times extintos, vídeo de clássico e a história de um título centenário.

Leia também:

Enquanto isso, já sabe: fique em casa se puder e fique bem!

Confira:

Em 15 de abril de 1920, o Paulista de Jundiaí conquistou o primeiro título de sua história ao vencer o XV de Piracicaba por inapeláveis 5 a 1 e faturar o Campeonato do Interior. O De Volta Aos Trilhos, projeto do pesquisador Ivan Gottardo, relembrou este jogo, em relato que abre uma série de publicações do clube referentes àquela temporada.

-U-D-

No embalo dos campeonatos estaduais, o GloboEsporte.com fez um quiz bem legal: escudos dos times que foram campeões, mas que não existem mais – tem uns fáceis, mas tem outros quase impossíveis. Mérito do Brenno Costa.

-U-D-

Em 2003, o Santa Cruz foi ao Vietnã para disputar um torneio amistoso. Voltou de lá com o título e com um monte de histórias – como a do consumo de carne de cachorro ou a da falta de linhas telefônicas. Também no GloboEsporte.com, o Leonardo Aquino desenterra.

-U-D-

Nosso amigo Vítor Dias publicou, na raça mesmo, um levantamento a respeito do Ranking Nacional de Federações. De 2013 a 2020, você acompanha o desempenho de todas as federações na lista: quem subiu, quem desceu, quem evoluiu, quem passou quem… Na ferramenta Flourish.

-U-D-

As torcidas de Grêmio e Internacional esperaram por muito tempo por um clássico na Copa Libertadores da América. E ele finalmente aconteceu: em 12 de março, um Gre-Nal pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores 2020 terminou em 0 a 0 na Arena do Grêmio. Faltou emoção? Que nada: a própria equipe de comunicação da Libertadores lançou um filme de 25 minutos sobre aquele clássico.

Comments