Girão da Série C #12: Segunda Fase chega ao fim com surpresas e decepções

Douglas Monteiro/ Vila Nova F.C.
137

A última rodada da Segunda Fase da Série C chegou ao fim neste final de semana naquele estilo de filme de suspense. Tivemos belas apresentações de Ypiranga e Santa Cruz e, mesmo assim, os dois clubes tiveram aquela água jogada no chope, ficando para trás por conta dos resultados de Londrina e Vila Nova. Antes de falarmos sobre cada time, vamos a alguns dados interessantes desta Segunda Fase:

Leia mais

Publicidade

Em 24 partidas tivemos 9 vitórias dos mandantes, 7 empates e 8 vitórias dos visitantes, com uma média de 2,4 gols por jogo. Diferente do que ocorria no primeiro turno, quando o mando em geral era fator determinante, nesta fase decisiva os números mostram que jogar sem torcida em casa realmente realmente fez a diferença, pelo menos na Série C. Curiosamente, os times visitantes que ganharam nesta última rodada foram os clubes que conseguiram o acesso para a Série B.

 

OS QUE SUBIRAM!  

 

VILA NOVA (GO)

O Vila Nova fez sua parte na última rodada e derrotou o Ituano por 1 a 0. Com isso, o Tigre sobe e ainda tem a oportunidade de conquistar o tricampeonato da Série C.

A campanha viveu de altos e baixos em certos momentos, com partidas onde o clube jogou muito bem, em contraposição a partidas onde o Vila quase não viu a cor da bola. Ainda assim, o Vila é um time bem constante desde a primeira fase e cresceu no momento certo da definição, conseguindo duas vitórias consecutivas.

O estilo de jogo requer muita entrega e intensidade, e não são todos os momentos onde os jogadores estão fisicamente dispostos para isso ou o estilo de jogo encaixa ao do adversário. A volta para a Série B se faz justa pelo futebol que o time apresentou durante o campeonato.

É importante deixar aqui registrado que o Vila Nova subiu graças a um golaço do Emanuel Biancucchi (ele mesmo, o primo do Messi), o herói mais improvável da classificação!

 

BRUSQUE (SC)

O Brusque, diferente do Vila, viveu um grande momento no começo da competição. A histórica campanha no primeiro turno deu lugar a um segundo turno pífio, com direito a classificação quase que na sorte. O time novamente engrenou nesta Segunda Fase e conseguiu o acesso à Série B com uma rodada de antecedência.

 

REMO (PA)

Time com o futebol mais constante, o Remo continua sendo um adversário difícil de ser batido. Com a melhor defesa do campeonato e bons nomes na frente, o Remo chega com muita confiança para a disputa da taça da Série C. Infelizmente, o time enfrenta o problema da COVID-19, que já retirou do primeiro jogo decisivo cerca de 11 jogadores e 4 profissionais da comissão técnica.

 

LONDRINA (PR)

O Londrina talvez tenha sido o time que apresentou o pior futebol de todos os integrantes da Segunda Fase, com um método dependente de Adenílson e Celsinho. Os problemas na zaga, principalmente nas bolas áreas, continuam. Porém, há sim pontos a serem exaltados pelo Londrina. O Tubarão foi um time que soube ter o controle mental em situações adversas, vide a vitória contra o Ypiranga, o que ajudou a equipe a obter alguns resultados.

 

OS QUE FICARAM! 

 

SANTA CRUZ (PE)

O Santa talvez tenha sido o time que mais decepcionou na competição, muito por conta da fantástica Primeira Fase, onde o time quase bateu o recorde de pontos da Série C.

Faltou ao clube duas coisas: ter um jogo mais coletivo no sistema ofensivo e encarar com mais seriedade as partidas. Mesmo sendo um campeonato de pontos corridos, nesta Segunda Fase todos os jogos eram mini decisões, e o Santa Cruz não pareceu entender isso.

 

ITUANO (SP)

Faltou ao Ituano um elenco mais robusto, com peças de reposição no banco que fizessem a diferença, especialmente nas posições de meio-campo. O time parece que perdeu o gás após a ótima estreia que teve contra o Vila Nova. As bolas em velocidade, que eram o ponto alto do time, começaram a sair de forma mais lenta, o que complicou para a criação de jogadas nas pontas.

 

YPIRANGA (RS)

O Ypiranga teve o roteiro mais dramático de toda a 2ª fase. O começo com as 3 derrotas desanimam qualquer um, mas o time se organizou, colocou a cabeça no lugar, e chegou ao final do último jogo se classificando, mas aí o Remo fez um gol contra e toda a felicidade do Canário foi para o espaço.

A desclassificação envolve muito mais um aspecto emocional do que a bola jogada em si. O time não se classificou porque em muitos momentos não soube lidar com os acontecimentos do jogo. É verdade que a arbitragem vacilou em certas partidas, mas não justifica, por exemplo, 4 expulsões no mesmo jogo (contando com o treinador). O clube perdeu para ele mesmo, o que o prejudicou na pontuação.

 

PAYSANDU (PA)

O Paysandu chegou na última rodada precisando apenas de uma vitória para se classificar para a Série B. Só que assim como em outras partidas, o clube pareceu entrar em campo sem fazer muito esforço para conseguir a vitória. Nos pareceu a mesma atitude que em relação ao jogo contra o Londrina, o primeiro intuito é não perder, o segundo, se der, é ganhar.

Em dois dos três últimos jogos a produção ofensiva do Paysandu tem sido quase nula, a exceção do jogo contra o Remo. Faltam jogadas de aproximação, tabelas, ou até mesmo um contra-ataque melhor formado. A defesa, que em outros momentos estava melhor, também piorou. Mesmo assim, o time dependia apenas dele para o acesso e mesmo assim não conseguiu.

 

A FINAL É LOGO ALÍ!

Esperamos nesse primeiro jogo da final entre Vila Nova e Remo uma partida bem truncada, com jogo físico dominando. O Remo, com a melhor defesa do campeonato, será testada contra um jogo físico e de imposição do Vila Nova. É provável que os dois times deixem o resultado em aberto para resolver no dia 30, data do jogo de volta. Pela campanha, o Remo detém um certo favoritismo, mas há de se levar em conta as prováveis baixas por conta de Covid-19.


E aí, concorda com as nossas análises? Comente aqui embaixo! Não esquece de seguir o Chama o VAR pelo Twitter e também pelo Instagram. Toda terça nós postamos um novo episódio do nosso podcast, onde fazemos uma análise aprofundada de toda a rodada e projeções para os próximos jogos. Dá um play logo aqui embaixo e depois segue a gente!

 

Comentários