Girão da Série C #10: “Mortos” ressuscitam e favoritos tropeçam na corrida pela Série B

Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
301

É amigos e amigas do futebol alternativo, tivemos uma rodada daquelas! Os mortos ressuscitaram, os favoritos tropeçaram e as vagas para o acesso estão ainda indefinidas. Uma coisa que notamos é que realmente o mando de campo não está sendo tão determinante como na primeira fase: são 16 jogos até agora, com 5 vitórias dos mandantes, 6 empates e 5 vitórias dos visitantes. Os visitantes, inclusive, marcaram mais gols que os times da casa. Até aqui está em 20 a 19. Sem delongas, vamos para o resumo da 4ª rodada da segunda fase!

Leia mais

 

VILA NOVA 0 x 3 BRUSQUE 

Os dois times fizeram um bom jogo na abertura da rodada, mas o Brusque conseguiu se sair melhor por conta dos contra-ataques rápidos e de um Thiago Alagoano inspirado, marcando dois gols. Em nosso post anterior falamos sobre como o Brusque estava voltando a apresentar um futebol mais competitivo, novamente bem postado na defesa e saindo de forma rápida nas pontas. Quem diria, hoje o Bruscão está invicto, é o líder do grupo e se ganhar na próxima rodada já pode comemorar o acesso à Série B do Brasileirão.

  • Próximo confronto: Ituano (C)

O Vila Nova teve chances na partida, inclusive com Henan perdendo mais um pênalti. Pelas nossas contas é o segundo que ele perde e o quarto que o Vila Nova desperdiçou.

Com a entrada do técnico Márcio Fernandes no lugar do Bolívar é possível notar algumas mudanças na forma de jogar. O time agora é menos direto, ou seja, tem uma transição mais gradual, tentando manter a bola e gira-lá com passes. O problema é que o Vila Nova, como em outras situações, tem muita dificuldade para fazer esse tipo de jogo. Nas próximas duas partidas a vitória é crucial para o clube conquistar o acesso à Série B sem depender de nenhum outro resultado.

  • Próximo confronto: Santa Cruz (C)

 

SANTA CRUZ 1 x 1 ITUANO 

Tivemos um jogo bem mais físico se comparado com o encontro anterior, com as duas equipes um pouco mais lentas. E novamente também ocorreu uma expulsão, só que desta vez pelos lados do Santa Cruz, com Bileu. Se o Santa conseguiu ganhar nessas situações, o Ituano, mesmo em vantagem, não furou a retranca do time Coral desta vez.

O Ituano teve um time mais lento por conta do desfalque do meia Paulinho Dias, suspenso, que fez muita falta para as transições rápidas que o time costuma realizar. Ainda assim, no segundo tempo, o time de Itu botou pressão no Santa Cruz e quase saiu vencedor.

O time está perdendo rendimento nesta segunda fase. Fez um final de primeiro turno fantástico, começou com o pé direito contra o Vila Nova, mas depois disso o time está devendo um pouco no futebol jogado. Contra o Brusque, adversário que não fica tanto com a bola e se fecha muito bem, o Ituano novamente vai ser testado em uma situação de defesa bem postada.

  • Próximo confronto: Brusque (F)

Dos lados do Santa Cruz o empate pode até ser comemorado dado as circunstâncias do jogo. O time desempenhava uma boa partida até a expulsão de Bileu, com os jogadores de frente do Santa Cruz conseguindo fazer um jogo mais coletivo, de movimentação e troca de passes enquanto o time estava completo. Muitas vezes ocorre uma dependência das jogadas individuais de Didira e Chiquinho, que acabam se sobressaindo ao coletivo, mas é importante ressaltar que após a expulsão o time praticamente estacionou o ônibus na área e não conseguiu chegar ao gol do Ituano. Se compararmos com o que o Ituano fez na mesma situação, faltou ao time criar jogadas no contra-ataque.

  • Próximo confronto: Vila Nova (F)

 

YPIRANGA 2 x 1 REMO

Mais uma vez jogando um bom futebol, finalmente o Ypiranga conseguiu ganhar o seu primeiro jogo nesta segunda fase. Como sempre falamos, o Canário não jogava o futebol que o resultado deixava transparecer. Contra o líder do grupo, o time de Erechim foi dominante em boa parte dos 180 minutos, criando boas chances. Fica muito difícil subir por conta da pontuação, mas o Ypiranga é forte candidato a roubar pontos dos times acima da tabela.

  • Próximo confronto: Londrina (F)

O Remo novamente teve uma atuação consistente na defesa, repetindo um futebol que não é brilhante, mas efetivo e de pouca oscilação. Não é à toa que o clube segue líder, com a melhor defesa e tendo a campanha mais regular desta fase. É um clube que “sabe sofrer” e define bem os jogos em poucas bolas. Essa derrota deve servir para o time entrar no RePa um pouco mais ligado.

  • Próximo confronto: Paysandu (F)

 

LONDRINA 0 x 0 PAYSANDU

O jogo que fechou a rodada foi aquele 0 a 0 de poucas chances. O Londrina precisava da vitória, mas como é constante, o time tem muita dificuldade para criar jogadas ofensivas, principalmente no primeiro tempo, quando o time mal chegava a metade do campo.

Após o intervalo, com um Paysandu um pouco mais cansado, o time paranaense até chegou de forma perigosa, mas só nas últimas jogadas. Ainda no páreo, o Londrina precisa ganhar caso queira chegar mais tranquilo para a última rodada.

  • Próximo confronto: Ypiranga (C)

O Paysandu entrou com uma formação diferente proposta por Brigatti. Jogando em um 3-5-2, com os dois alas indo e voltando bastante e fechando uma linha de 5 jogadores na defesa, o bicolor pareceu ir para Londrina com o objetivo de não perder, apostando na deficiência na bola área do Londrina para quem sabe achar aquele gol, abdicando de um jogo mais propositivo. Se no 1º tempo o sistema defensivo foi dominante, no 2º o time deu uma cansada e cedeu mais espaço ao Londrina, mas nada que comprometesse a boa atuação defensiva.

É só importante lembrar que o Paysandu tem uma tabela mais difícil que a do Remo e, dependendo do resultado do clássico, o time vai pressionado para jogar fora de casa contra o Ypiranga. É ficar de olho para saber se essa decisão vai se mostrar acertada ou não.

  • Próximo confronto: Remo (C)


E aí, concorda com as nossas análises? Comente aqui embaixo! Não esquece de seguir o Chama o VAR pelo Twitter e também pelo Instagram. Toda terça nós postamos um novo episódio do nosso podcast, onde fazemos uma análise aprofundada de toda a rodada e projeções para os próximos jogos. Dá um play logo aqui embaixo e depois segue a gente!

Comentários