• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Curtas

Euro feminina 2013: nos gramados suecos, todas contra a Alemanha

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
10/07/2013 - Atualizado em 06/01/2015
em Curtas, Fut. Mundo
0
Euro feminina 2013: nos gramados suecos, todas contra a Alemanha
0
COMPARTILHAMENTOS
8
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Com 12 seleções em ação, Suécia joga em casa para desafiar hegemonia alemã. (Crédito: Christof Koepsel/Getty Images)

Começa nesta quarta-feira, na Suécia, a Uefa Women’s Euro 2013. A versão feminina da Eurocopa, que chega a sua 11ª edição, é menos conhecida pelo mundo do que sua versão masculina. Ainda assim, é uma competição de nível considerável e que atrai muita atenção no continente.

Por lá, o futebol feminino concentra suas forças basicamente na Europa Setentrional – nossa amiga Escandinávia. Quem foge do eixo é a Alemanha, e com moral: nas dez edições realizadas desde 1984, as germânicas venceram sete. Cinco dos títulos vieram nas cinco últimas disputas do torneio (1995, 1997, 2001, 2005 e 2009). Ou seja: não precisa refletir muito para colocar a Alemanha como a equipe a ser batida também em 2013.

PUBLICIDADE

Serão 12 seleções em ação, divididas em três grupos. Oito equipes passam às quartas de final, sendo as duas primeiras de cada chave e as duas melhores por índice técnico. As partidas serão realizadas em sete cidades: Gotemburgo, Solna, Norrkoping, Linkoping, Kalmar, Halmstad e Vaxjo. Curiosamente, a exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo de 1958, a capita Estocolmo não hospeda partidas – a honraria fica com Solna, cidade vizinha.

Serão 25 jogos ao longo do torneio, que não tem disputa de terceiro lugar. A abertura, Itália x Finlândia, acontece nesta quarta-feira no Estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, enquanto a final acontece no dia 28, na Friends Arena, em Solna.

Para você saber o que esperar, o blog preparou um pequeno guia da competição, destacando favoritas, destaques, desfalques, chances e curiosidades. Acompanhe:

GRUPO A

Suécia: favorita
As suecas, campeãs em 1984, despontam como candidatas à vaga nas quartas de final e, quem sabe, ao título. Não apenas por jogarem em casa, mas por contatem com a experiente técnica Pia Sundhage, bicampeã olímpica (2008 e 2012) e vice-campeã mundial (2011) com a seleção dos Estados Unidos. Destaque para as atacantes Sofia Jakobsson (Chelsea) e Antonia Goransson (Turbine Potsdam).

Dinamarca: candidata
Sem jamais ter chegado à final europeia, a Dinamarca deve se contentar com uma vaga nas quartas de final – qualquer coisa além disso é surpresa. O técnico Kenneth Heiner-Moller não conta com a goleira Heide Johansen, lesionada. Em compensação, a veterana atacante Katrine Pedersen foi convocada – aos 36 anos, Pedersen contabiliza mais de 200 jogos pela seleção local.

Itália: candidata
Com três títulos mundiais não-oficiais (1981, 1984 e 1986), a Itália nem de longe lembra um time tão competitivo nos dias atuais. Foram duas finais europeias, em 1993 e 1997, mas a geração atual comandada por Antonio Cabrini não apresenta o mesmo brilho técnico. Deve brigar com a Dinamarca pelo segundo lugar na chave – ou, na pior das hipóteses, por uma vaga como melhor terceira colocada.

Finlândia: zebra
É uma incógnita. Sem participações em Mundiais, avançou à segunda fase nas duas últimas edições da Euro – inclusive chegando às semifinais em 2005. Ou será o saco de pancadas, ou será pedra no sapato da chave. Para isso, o técnico Andrée Jeglertz aposta na atacante Sanna Talonen, do Orebro (Suécia).

Principal nome da Suécia está no banco de reservas: Pia Sundhage (Crédito: Mike Hewitt/Fifa/Getty Images)

GRUPO B

Alemanha: favorita
Dona dos cinco últimos títulos europeus, bicampeã mundial (2003 e 2007), a Alemanha é a principal candidata ao título do torneio. A técnica Silvia Neid perdeu muitos nomes por lesão, e já não conta com algumas veteranas de renome – casos de Birgit Prinz e Kerstin Garefrekes, por exemplo. Mas não se pode descartar um time com nomes como a meia Fatmire Bajramaj (terceira melhor jogadora do mundo em 2010) ou a atacante Célia Okoyino da Mbabi (41 gols em 79 jogos pela seleção).

PUBLICIDADE

Noruega: candidata
Com dois títulos continentais (1987 e 1993), deve passar com tranquilidade com a segunda vaga da chave, graças à concorrência. O técnico Even Pellerud não conta com as atacantes Isabell Herlovsen e Cecilie Pedersen, machucadas, mas ganhou um reforço para o torneio: a atacante Elise Thorsnes, recuperada da lesão mais inusitada e desinibida da temporada, foi convocada. Olho também na veterana meia Solveig Gulbrandsen.

Holanda: zebra
Emergentes no futebol europeu, as holandesas chegaram às semifinais da Euro 2009 e contam com o faro de gol das atacantes Sylvia Smit e Manon Melis. Ainda assim, o time sofre com a forte concorrência no grupo e com as lesões na lista do técnico Roger Reijners.

Islândia: zebra
É o melhor momento da história da seleção islandesa – o que não quer dizer muita coisa. A seu favor, o time tem o retrospecto contra a Holanda (foram duas vitórias nas eliminatórias para a Euro 1995) e com a participação de Margret Viarsdóttir no ataque. Ainda deve ser pouco.

Fatmire Bajramaj: nome importante na renovação da forte Alemanha (Crédito: Martin Rose/Getty Images)

GRUPO C

Inglaterra: favorita
É a seleção mais forte da chave e vem do vice-campeonato na Euro 2009. Ainda assim, está um degrau abaixo de Alemanha, Noruega e Suécia e outras potências. O principal nome à disposição da técnica Hope Powell é a atacante Kelly Smith, do Arsenal, conhecida como “Lady Beckham”.

França: favorita
Vem de bons resultados em competições recentes, como as quartas de final da Euro 2009 e o quarto lugar no Mundial de 2011. O técnico Bruno Bini não conta com a experiente Sonia Bompastor na defesa, mas nomes como a zagueira Laura Georges e a meio-campista Louisa Necib podem ajudar a conquistar bons resultados na chave mais fraca do torneio. Pode ser a hora de consolidar o futebol feminino francês, que já se destaca nos clubes da Europa.

Rússia: zebra
Com um time que atua integralmente na liga doméstica, o técnico Sergei Lavrentyev aposta no entrosamento para conquistar o primeiro resultado relevante da Rússia desde 2003 – na Copa do Mundo, as russas foram às quartas de final na ocasião. Corre por fora.

Espanha: candidata
Diferente da seleção masculina, a equipe feminina espanhola não é exatamente impressionante. A equipe tem um retrospecto modesto em Mundiais (jamais participou) e Eurocopas, tendo como melhor desempenho as semis na Euro de 1997. À disposição do técnico Ignacio Quereda, o principal destaque é a atacante Verónica Boquete, do Tyreso (Suécia).

Kelly Smith: o David Beckham das emergentes inglesas na Euro 2013 (Crédito: Julian Finney/Getty Images)

Siga o blogueiro no Twitter: @ecolombari

Tags: AlemanhaEuro 2013Fatmire BajramajFutebol ClubeFutebol FemininoPia SundhageSuécia
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Remo tem direito a buscar vaga na Série D, mas cria mal-estar

Próximo

No futebol brasileiro, hoje (também) é dia de rock, bebê!

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Futebol e política se misturam? Cristiano Lucarelli mostra que sim
Europa

Futebol e política se misturam? Cristiano Lucarelli mostra que sim

por Guest Post
18/06/2022
Arminia Bielefeld, o time de uma cidade que… Não existe?
Europa

Arminia Bielefeld, o time de uma cidade que… Não existe?

por Emanuel Colombari
12/06/2022
Letônia na Euro 2004: da surpresa nas eliminatórias à aposentadoria dos protagonistas
Europa

Letônia na Euro 2004: da surpresa nas eliminatórias à aposentadoria dos protagonistas

por Guest Post
31/05/2022
Futebol na Antártida: uma breve história (de mais de 100 anos)
Fut. Mundo

Futebol na Antártida: uma breve história (de mais de 100 anos)

por Emanuel Colombari
23/04/2022
A Fifa agora tem um serviço grátis de streaming para você ver jogos do mundo todo
Fut. Mundo

A Fifa agora tem um serviço grátis de streaming para você ver jogos do mundo todo

por Emanuel Colombari
12/04/2022
Próximo
No futebol brasileiro, hoje (também) é dia de rock, bebê!

No futebol brasileiro, hoje (também) é dia de rock, bebê!

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • Os três pênaltis que salvaram o goleiro Montanha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • Aconteceu de verdade: a história do jogo que terminou 149 a 0

    16 compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.