Eu queria estar em Antália, na Turquia, com o União Mogi

0 121

Publicidade

É uma cidade pouco conhecida no Brasil, mas mundialmente já é famosa. Antália, no sul da Turquia, tem se tornado um ponto turístico de grande importância mundial. Em 2012, ficou atrás apenas de Londres e Paris como destinos preferidos dos turistas. Tem muitas praias bonitas, belas montanhas, cataratas, casas históricas, museus e outras atrações. Mas não é só por isso que eu queria estar em Antália. Queria estar lá para ver o União Mogi fazer uma das viagens mais alternativas do futebol nos últimos tempos.

Você também queria estar em Antália, admita
Você também queria estar em Antália, admita

Após completar 100 anos em 7 de setembro de 2013, o União Mogi recebeu uma proposta inesperada. A Service Eletrônica*, uma empresa de Caieiras, queria ampliar seu alcance na Região do Alto do Tietê. Por isso, em parceria também com o Projeto Bilú, ela se dispôs a pagar todas despesas para que o União jogasse em Antália, contra clubes da Europa e da Ásia. O clube aceitou e partiu de Itaquaquecetuba (onde começou a pré-temporada) para o mundo.

Foi a primeira excursão internacional do União Mogi, que oficialmente queria “fortalecer a marca União Mogi das Cruzes Futebol Clube fora do Brasil”. Mas era óbvio e natural que houvesse outra intenção também: jogadores e dirigentes estavam de olho em possíveis negociações fora do Brasil. “Espero ajudar o União de alguma forma. Quem sabe com um bom negócio para o clube”, destacou o goleiro Rafael em entrevista ao jornal O Diário de Mogi.

O União Mogi viajou com apenas cinco amistosos confirmados e com a certeza de uma ótima hospedagem. O time dormiu e treinou no luxuoso Miracle Resort Hotel – localizado à beira do Mar Mediterrâneo, o lugar tinha tudo, desde piscinas cobertas até salas de massagem. Aos jogadores, pensão completa na faixa: café da manhã, almoço e jantar.

Crédito: Abmael Marrichi
Quem diria que o União Mogi representaria o Brasil na Turquia?

Pode parecer, mas não eram férias remuneradas. Mais de uma vez o time teve que jogar duas vezes em menos de 24 horas, o que nem sempre foi ruim. Em 19 e 20 de janeiro, o time conseguiu uma vitória e um empate, por exemplo. Apenas três clubes eram famosos, todos da Rússia, e jogaram com times B ou juniores: Dínamo de Moscou, Spartak Moscou e Zenit. Mas, se eu estivesse em Antália, o legal mesmo seria ver o futebol do Cazaquistão ou do Azerbaijão em campo.

Ao todo, o saldo do União Mogi foi de três vitórias, seis derrotas e seis empates. Abaixo, todos resultados da viagem na ordem cronológica:

  • União Mogi 3 x 2 Kahramanmarasspor-TUR
  • União Mogi 1 x 1 Tobol Kazakdtan-CAZ
  • União Mogi 0 x 4 Aktobe-CAZ
  • União Mogi 0 x 1 Naft Al Janoob-IRA
  • União Mogi 2 x 0 Kaysar-CAZ
  • União Mogi 1 x 0 Spartak Semey-CAZ
  • União Mogi 1 x 1 Ravan-AZE
  • União Mogi 0 x 2 Dínamo Moscou-UCR
  • União Mogi 1 x 3 Inter Baku-AZE
  • União Mogi 0 x 3 Universitatea Cluj-ROM
  • União Mogi 0 x 0 Spartak Moscou-RUS
  • União Mogi 3 x 4 Zenit
Max é provavelmente o primeiro torcedor internacional do União
Max é provavelmente o primeiro torcedor internacional do União

Apesar do saldo negativo e independentemente das negociações realizadas, com certeza o União volta com experiência e boas histórias. Uma delas é sobre Max, um garoto alemão que já passou por cirurgias no coração e cérebro e corre sério risco de morte. Ele estava de férias na Turquia, hospedado no Otel Miracle, e encontrou o União Mogi. Ganhou uma camiseta autografada e entrou com os jogadores na partida contra o Spartak Moscou B.

Anunciado como último jogo da turnê, o duelo contra o Zenit foi emocionante. O União Mogi começou bem e abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Um pênalti questionável iniciou a reação do Zenit no começo da etapa final. Então veio a virada no fim, com vitória dos russos por 4 a 3. Mas pouco importa… Quem não queria estar em Antália para ver um jogão como esse?

Agora o União Mogi voltará ao Brasil para encarar sua realidade. Vai disputar a quarta divisão do Campeonato Paulista e terá um grande duelo já na terceira rodada: o clássico contra o Atlético Mogi será no dia 25 de abril. Eu quero estar em Mogi das Cruzes nesse dia.

* ERRAMOS: diferentemente do que publicamos, a viagem do União Mogi não foi paga pela Corendon, empresa holandesa de viagens, mas sim pela Service Eletrônica, em parceria com o Projeto Bilú. A informação foi corrigida no dia 7 de fevereiro, às 15h10 (de Brasília).

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...