Esquadrão da moda

0 111

Ouvir falar de soccer fora dos Estados Unidos soa sempre estranho, ainda mais em um país que também tem sua própria forma peculiar de batizar o futebol – no caso, estamos falando da Itália, onde o esporte mais popular do mundo é chamado de calcio. Por isso, é difícil não franzir a testa quando se ouve falar do Bassano Virtus 55 Soccer Team.

Fundado na cidade de Bassano del Grapa no ano de 1920, a então Unione Sportiva Bassano passou seus primeiros anos de história disputando competições regionais no norte da Itália, na região do Vêneto. Com o advento dos regimes totalitaristas de extrema-direita na Itália, a equipe mudou de nome para Associazione Sportiva Fascista Bassano (1934) e Associazione Fascista Calcio Bassano (1940). Em 1945, com o fim dos conflitos bélicos mundiais, o time passou a se chamar Associazione Calcio Bassano (1945).

O nome atual do clube só passou a ganhar contornos mais claros em 1968, quando se fundiu com o AC Virtus, da mesma cidade, para virar Associazione Calcio Bassano Virtus. Porém, a coisa começou a mudar de figura no meio da década de 70, quando um tal de Renzo Rosso se mudou para Bassano del Grapa.

Rosso (ao lado), ao lado de Adriano Goldschmied, foi um dos fundadores da Diesel, marca de jeans que passou a se controlada apenas pelo primeiro em 1985. Nos últimos 40 anos, a empresa se tornou uma gigante mundial do setor, transformando Renzo Rosso em um dos mais conhecidos nomes da moda da Europa e do mundo.

Enquanto o Bassano Virtus patinava nos patamares inferiores do futebol italiano, Rosso já planava em céu de brigadeiro na moda mundial. Terminada a temporada 1995/1996, alguém teve a ideia: ei, e se chamarmos aquele cara da Diesel para assumir o time?

Fã de futebol, Renzo Rosso aceitou a proposta. Na ocasião, time passou a adotar seu nome atual, Bassano Virtus 55 Soccer Team. O “soccer”, provavelmente é fruto dessa visão global que Renzo Rosso tinha (e tem) da moda, e que passava ainda mais maciçamente pelos Estados Unidos na década de 90. Já o “55” é coisa mesmo do estilista, que nasceu em 1955 e que coloca a numeração também em outras criações.

Desde então, o único time da Itália a ter o nome americanizado tem conquistado sucessos dignos de observação. Promovido nas temporadas 1996/1997 e 2004/2005, conquistou a Coppa Italia Lega Pro (uma espécie de Copa da Itália das divisões menores) em 2008 e chegou 11º lugar da terceira divisão em 2011. Na temporada 2011/2012, com o 18º lugar, foi rebaixado de volta para a quarta divisão. Desde então, tem oscilado entre a terceira e quarta divisões da Itália.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...