• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Seleções

Especial Olímpico: A volta da seleção britânica e os estranhos no ninho

Thiago Azevedo por Thiago Azevedo
31/07/2012 - Atualizado em 06/01/2015
em Seleções, Séries
0
Especial Olímpico: A volta da seleção britânica e os estranhos no ninho
0
COMPARTILHAMENTOS
11
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Membros independentes da Fifa, cada um com seu respectivo selecionado, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte entrarão em campo na Olimpíada de Londres defendendo uma única bandeira. Depois de um hiato de 40 anos, a Grã-Bretanha* voltará a ter uma seleção, responsável por envergar a Union Jack no torneio de futebol – competição, aliás, que é pródiga em participantes não tão comuns em outras disputas do esporte.

Ryan Giggs, Grã-Bretanha
O veterano galês Ryan Giggs tem pela Grã-Bretanha sua chance de atuar em um grande torneio de seleções.

Campeã em 1908, também em Londres, e quatro anos depois, em Estocolmo, na Suécia, a equipe britânica de futebol participou ao todo de oito edições dos Jogos Olímpicos – também disputou em 1920, 1936, 1948, 1952, 1956 e 1960. Os dois ouros foram as únicas medalhas conquistadas até então, em um retrospecto que conta como melhor resultado, na sequência, um quarto lugar na Olimpíada de 1948 – novamente na capital inglesa, quando perdeu a disputa do bronze para a Dinamarca por 5 a 3.

PUBLICIDADE

Nos anos subsequentes, o Team GB até disputou a classificação via pré-olímpico europeu, sendo a última tentativa em 1971, para os Jogos de Munique, na Alemanha, que seriam disputados no ano seguinte. Dois anos depois da Olimpíada em solo germânico, uma determinação da Federação Inglesa (FA) de não mais diferenciar atletas amadores de profissionais (o Comitê Olímpico Internacional, à época, só permitia a inscrição de atletas amadores), aliada também ao fato de que cada país do Reino Unido possuía sua própria seleção filiada à Fifa, acabou forçando a desistência britânica do futebol olímpico nos torneios seguintes.

No entanto, para a nova edição dos Jogos em Londres, em 2012, o comitê olímpico local entrou em acordo com as federações de cada um dos quatro países do Reino Unido para retomar a seleção britânica. Apesar de o escocês Alex Ferguson, do Manchester United, ser cotado para dirigir a equipe, o escolhido foi o inglês Stuart Pierce, então treinador do time sub-21 do seu país. Dentre os 18 convocados, nenhum nascido na Escócia ou na Irlanda do Norte: foram chamados 13 atletas oriundos da Inglaterra e os cinco restantes do País de Gales, sendo um deles o veterano Ryan Giggs, também do United e que será o capitão do time na luta pelo ouro.

*Originalmente, Grã-Bretanha é a denominação para a ilha na qual se localizam três dos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales e Escócia. O COI aceita Grã-Bretanha como abreviação do nome “Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”.

Estranhos no ninho – O torneio de futebol nos Jogos Olímpicos começou a ser realizado oficialmente, como parte do programa, em 1908, também em Londres. Antes, em Paris-1900 e Saint-Louis-1904, o esporte foi disputado como exibição, tanto que equipes de colégios (e não seleções dos países) participaram das partidas.

PUBLICIDADE

Depois da entrada do futebol no programa olímpico, alguns países não tão assíduos em competições oficiais da Fifa marcaram presença no torneio:

– Boêmia: então parte do Império Austro-Húngaro, o Reino da Boêmia era um dos inscritos para a disputa dos Jogos em 1908. No entanto, às vésperas da competição, o país perdeu seu status de membro da Fifa e foi impedido de entrar em campo. Hoje, a Boêmia é uma das regiões que fazem parte da República Tcheca.

– França: campeã olímpica em 1984 e campeã do mundo em 1998, a França se faz presente nesta relação também por causa dos Jogos de 1908, quando inscreveu duas equipes para a disputa. Os franceses, no entanto, passaram vergonha duas vezes, ambas contra a Dinamarca: o time B foi eliminado na primeira rodada ao perder de 9 a 0, enquanto que a equipe A conseguiu ir ainda pior na semifinal, sendo derrotada por 17 a 1. Com tal resultado, os azuis até desistiram da disputa do bronze, abrindo espaço para a Suécia (que perdeu da Holanda por 2 a 0).

– Grão-Ducado da Finlândia: os finlandeses estrearam nas Olimpíadas em 1912, em Estocolmo. À época, o então Grão-Ducado da Finlândia era unido ao Império Russo, mas participou de forma independente dos Jogos. No futebol, estreou com um 3 a 2 diante da Itália, na prorrogação, e eliminou a própria Rússia nas quartas-de-final com um 2 a 1. No entanto, goleadas sofridas para a Grã-Bretanha, na semifinal (4 a 0), e para a Holanda, na disputa do bronze (9 a 0) deixaram o time no quarto lugar. A Finlândia ainda participou de mais uma edição dos Jogos, mas como país independente: em 1980, em Moscou, foi eliminada ainda na fase de grupos.

– Estônia, Letônia e Lituânia: como membros independentes, os três países bálticos participaram de uma mesma edição dos Jogos – Paris, em 1924. Os três, porém, foram eliminados em suas respectivas estreias. Na rodada preliminar, a Estônia perdeu dos Estados Unidos por 1 a 0 e a Lituânia foi goleada pela Suíça por 9 a 0. Com vaga antecipada na fase seguinte, a Letônia (que chegou a jogar a Eurocopa de 2004) também não foi adiante ao levar de 7 a 0 da França. Duas décadas mais tarde, os três países acabaram incorporados à União Soviética (consequência da Segunda Guerra Mundial) e voltaram a ser independentes novamente apenas nos anos 1990.

– Luxemburgo: costumeiro saco de pancadas nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, a seleção luxemburguesa participou de quatro edições dos Jogos no futebol. Em 1920, na Antuérpia, e em 1928, em Amsterdã, derrotas na estreia para Holanda (3 a 0) e Bélgica (5 a 3), respectivamente. A primeira vitória veio apenas na Olimpíada de 1948, em Londres, com uma goleada por 6 a 0 sobre o Afeganistão, na fase preliminar. Na rodada seguinte, uma derrota por 6 a 1 diante da Iugoslávia eliminou Luxemburgo. O ponto alto da seleção luxemburguesa veio quatro anos depois, em Helsinki, quando a equipe desbancou a Grã-Bretanha logo em sua estreia, com uma vitória por 5 a 3 na prorrogação (após empate por 1 a 1 no tempo normal). No entanto, na rodada seguinte, a equipe acabou eliminada ao perder para o Brasil por 2 a 1. Os gols brasileiros foram marcados por Larry, ex-Internacional e Fluminense, e Humberto Tozzi, antigo atacante de São Cristovão e Palmeiras.

CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Especial Olímpico: O que esses caras estão fazendo neste blog?

Próximo

Especial Olímpico: O despertar das zebras africanas (e outros menos cotados)

Thiago Azevedo

Thiago Azevedo

Estudou jornalismo na Cásper Líbero, mas se formou mesmo no “terrão” da Gazeta Esportiva.Net. Também escreveu para o Terra Esportes, é fã de pesquisa esportiva mas hoje joga em outro campo: estuda meteorologia na Universidade de São Paulo.

Relacionado Posts

85235590 1480826972081676 7771020260072751104 n
Europa

San Marino: 9 curiosidades sobre a pior seleção do mundo

por Emanuel Colombari
29/10/2021 - Atualizado em 04/11/2021
Gibraltar1
Seleções

País com 33 mil habitantes e acesso na Nations League: conheça a seleção de Gibraltar

por João Almeida
21/12/2020
4343897
Fut. Brasil

#BlackFriday 2020: 51 camisas de futebol alternativo em oferta

por Redação UD
26/11/2020 - Atualizado em 05/01/2021
Whatsapp Image 2020 11 11 At 15.39.16
Personagens

Ramirez, o uruguaio que não aceitou ser carrasco do Brasil

por Felipe Lessa
16/11/2020 - Atualizado em 20/11/2020
Guerradofutebol
Histórias

Uma guerra que começou no futebol

por Guilherme Bucalon
12/11/2020
Próximo
Especial Olímpico: O despertar das zebras africanas (e outros menos cotados)

Especial Olímpico: O despertar das zebras africanas (e outros menos cotados)

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tuitar 0
  • “Pode rasgar a minha passagem de volta, vou determinado a vencer”: o atacante brasileiro que fez história na Moldávia

    92 compartilhamentos
    Compartilhar 92 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • InStat confirma: Transmissão da Série D será cobrada, provavelmente a partir da 5ª rodada

    29 compartilhamentos
    Compartilhar 29 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.