• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Entenda por que a Série C vem se tornando o pior torneio do Brasil

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
21/01/2014 - Atualizado em 06/01/2015
em Fut. Brasil, Listas
0
Entenda por que a Série C vem se tornando o pior torneio do Brasil
0
COMPARTILHAMENTOS
21
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Esqueça as questões entre Fluminense e Portuguesa na Série A do Campeonato Brasileiro. Esqueça competições estaduais ou a Copa São Paulo de futebol júnior. Nenhuma competição no Brasil é tão judiada, esculhambada, maltratada, achacada, molestada e atacada quanto a Série C do Campeonato Brasileiro.

Enquanto a primeira divisão nacional sofre com as questões extracampo que decidem quem estará no torneio em 2014, a terceira divisão brasileira vive historicamente com liminares e mais liminares que mudam a toda hora o que está em jogo. Mesmo com um torneio de respitável potencial (graças às presenças de grandes torcidas e da fraca presença dos jogos na televisão a nível nacional, por exemplo), a Série C ainda demora a cair nas graças do público. E não é difícil entender o porquê.

PUBLICIDADE

Para quem pensa que o histórico ruim da Série C é recente, o blog reuniu os seis principais casos de canetadas da simpática terceira divisão nacional. Rebaixados que não caíram e promovidos que não subiram tornam a “Terceirona” um torneio bem menos atraente do que deveria ser – resultado justamente de grande número de ações judiciais. E a lista de culpados é maior do que uma primeira análise poderia indicar.

Relembre os piores casos:

2008: Rio Branco-AC x Duque de Caxias

Surpresa da Série C de 2008, o Duque de Caxias foi um dos oito clubes que se garantiram na fase final da competição, na qual Atlético-GO, Guarani, Campinense, Duque de Caxias, Águia de Marabá, Brasil de Pelotas, Confiança e Rio Branco se enfrentaram em turno e returno (14 jogos) para definir os quatro promovidos. Na estreia, o Duque não decepcionou e venceu o Confiança por 3 a 1.

A coisa complicou na segunda rodada, quando o time foi ao Acre enfrentar o Rio Branco. No fim do jogo, com placar de 2 a 2, vários jogadores com time do Rio de Janeiro começaram a sentir lesões em campo, levantando suspeitas de “cai-cai”. O time visitante já havia perdido três jogadores (Renatinho, Douglas Silva e Tica) por expulsão.

Entretanto, o árbitro do jogo, Rosinildo Galdino da Silva, não gostou do que viu e colocou na súmula do jogo que o goleiro Borges e o atacante Edvaldo simularam lesões diante de ordens do técnico Marcelo Buarque, que estaria tentando ganhar tempo. Como o julgamento apontou que o Duque não reunia as mínimas condições de jogo, foi considerado derrotado (3 a 0).

Foi aí que surgiu um terceiro interessado: o Vitória da Conquista, 21º colocado da Série C de 2008. Como a CBF havia decidido reformular a Série C em 2009, a competição passaria a ter os 20 melhores clubes da edição de 2008 (na verdade, os quatro rebaixados da Série B de 2008 e mais os 16 times entre a 5ª e a 20ª colocação). E como o Duque seria excluído, o Conquista chegou a pleitear a vaga.

Quando o julgamento do caso foi parar no Pleno do STJD, o Duque acabou inocentado e teve sua exclusão descartada – a punição a jogadores e ao treinador foram mantidas. Melhor para a equipe tricolor, que terminou o octogonal em quarto lugar e garantiu o acesso ao lado de Atlético-GO, Guarani e Campinense. O Rio Branco foi oitavo, e o Vitória da Conquista não conseguiu sua vaga.

PUBLICIDADE

2011: Brasil de Pelotas x Santo André

Já eram novos tempos na Série C, que era disputada pela terceira vez seguida por 20 clubes. Segundo o regulamento, a primeira fase tinha quatro grupos com cinco times cada – o lanterna de cada chave era rebaixado, enquanto os dois primeiros iam para a segunda fase. Para cortar custos, os times eram distribuídos de forma regionalizada.

Naquele ano, o grupo “do Sul” tinha Chapecoense, Joinville, Caxias, Brasil de Pelotas e Santo André. Na primeira rodada, o time paulista recebeu o rival de Pelotas no Estádio Bruno José Daniel e foi derrotado por 3 a 2. O duelo colocaria frente a frente dois candidatos ao rebaixamento para a Série D.

Nas quatro primeiras rodadas, o Brasil conseguiu duas vitórias e um empate (além de folgar em uma rodada). Porém, perdeu quatro jogos nas cinco rodadas seguintes (com mais uma folga). Assim, chegou à última rodada sem poder vacilar. O adversário: o Santo André, lanterna do grupo. As duas equipes tinham sete pontos cada, mas os pelotenses levavam vantagem no saldo de gols.

O confronto, no entanto, foi decidido pelo STJD antes mesmo do pontapé inicial. Diante de uma denúncia da diretoria ramalhina, o Brasil de Pelotas foi punido pela escalação irregular do lateral direito Claudio na primeira rodada e perdeu seis pontos. Em campo, Brasil e Santo André empataram por 1 a 1, resultado que rebaixaria a equipe paulista.

2011: Rio Branco-AC

Pode ser considerada a raiz da crise que assola a Série C até hoje. O problema inicial: líder do Grupo A da primeira fase, que tinha Rio Branco, Paysandu, Luverdense, Águia de Marabá e Araguaína-TO, o time acreano jogaria a segunda fase do torneio ao lado do Paysandu. Porém, diante da interdição da Arena da Floresta pedida pelo Procon, o clube acreano e o Governo do Acre foram à Justiça Comum pedir a liberação do estádio.

O STJD não gostou daquilo e suspendeu o Rio Branco da competição antes do início da segunda fase. Mesmo suspenso, o clube acreano iniciou sua participação no Grupo E, somando um ponto em três jogos. No entanto, em meio à muitas brigas entre Rio Branco e a justiça desportiva, o time acreano desistiu da disputa e acabou excluído da competição de 2011, então paralisada.

O Luverdense, terceiro colocado do Grupo A da primeira fase (e que não tinha nada com isso), ganhou a vaga e iniciou do zero a disputa do Grupo E. Sem sorte, foi o lanterna da chave na segunda fase e assistiu aos acessos de CRB e América-RN. O Rio Branco então foi o quinto rebaixado para a Série D de 2012, embora não tenha sofrido oficialmente um descenso como Araguaína, Campinense, Marília e Brasil de Pelotas sofreram. Não foi rebaixado, mas foi.

2012 e 2013: Treze-PB x Rio Branco-AC

A Série C de 2012 começou com dois meses de atraso por duas ações simultâneas na justiça. Na primeira delas, o Brasil de Pelotas tentou cassar seu rebaixamento – o Santo André, que cairia no lugar dos pelotenses caso a decisão fosse acatada, conseguiu suspender o torneio no STJD até que o resultado final fosse divulgado. Posteriormente, o Brasil desistiu da ação, jogando a Série D e mantendo os andreenses na Série C, da qual caíram naquele mesmo ano.

O caso mais emblemático, entretanto, envolveu Treze e Rio Branco. Quinta colocada da Série D de 2011, a equipe de Campina Grande entrou na justiça para tentar ocupar a vaga do excluído Rio Branco. Os acreanos tentavam sua inclusão pela via judicial, mas os paraibanos conseguiram inclusive bloquear tais ações.

Com o apoio do STJ, o Treze conseguiu sua vaga na Série C de 2012, enquanto o Rio Branco foi rebaixado para a Série D. Os acreanos recorreram à justiça em 2013, conseguindo recuperar sua vaga durante a disputa da competição – que passou a ter 21 clubes, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do Grupo A e acabou rebaixado como lanterna.

Treze corria o risco de ser retirado da Série C de 2013, mas foi salvo graças ao ministro Luiz Fux, do STJ (Crédito: Treze FC/Divulgação)

2013: Betim x Mogi Mirim

O Betim (atual Ipatinga) terminou a primeira fase como o quarto colocado do Grupo B, garantindo presença nas quartas de final do torneio. No entanto, o time foi punido pela Fifa com a perda de seis pontos, referente a uma dívida de 2006 pela transferência do lateral Luizinho, contratado junto ao Nacional (Portugal).

Os mineiros ainda tentaram recorrer ao STJD, mas acabaram excluídos do torneio de 2013 – mas sem rebaixamento, diferente do que aconteceu com o Rio Branco-AC em 2011. O Mogi Mirim (quinto colocado do Grupo B) assumiu a vaga nas quartas de final, e chegou a receber o Santa Cruz em casa para iniciar sua participação no mata-mata.

No entanto, em cima da hora, o Betim conseguiu uma liminar na justiça comum para paralisar a competição – você deve se lembrar das imagens do elenco do Santa Cruz treinando sozinho no gramado em Mogi Mirim, enquanto dirigentes falavam com a imprensa. Aí, sem conseguir derrubar a liminar, a CBF incluiu o Betim nas quartas de final. O time foi então eliminado pelo Santa Cruz com duas derrotas em dois jogos.

Em 2013, Santa Cruz foi a Mogi Mirim, treinoU no gramado (foto)… Mas enfrentou o Betim em MG (Crédito: Jamil Gomes/Santa Cruz FC)

2014: Cianorte

Se eles podem, a gente também pode. Com base no Estatuto do Torcedor, que exige que as competições nacionais tenham o mesmo regulamento por pelo menos dois anos seguidos antes de mudanças, o Cianorte aproveitou-se de uma brecha e exigiu que a Série C de 2014 tivesse 21 clubes, a exemplo do que aconteceu em 2013.

Não por acaso, o time paranaense foi o principal beneficiado de tal medida. Afinal, o 21º clube de 2013 havia sido o quinto colocado da Série D de dois anos antes, conquistando o acesso na justiça. E como foi o quinto colocado de 2012, o time do Vale do Rio Ivaí pleiteou uma liminar para repetir o feito do Treze. E conseguiu.

Liminar garante Cianorte na Série C do Brasileiro de 2014 (Crédito: Reprodução)

Por enquanto, a CBF acatou a decisão judicial. No entanto, até o pontapé inicial do torneio, não se sabe se a Série C de 2014 terá grupos com 10 e 11 times, como no ano anterior.

Tags: Águia de MarabáAraguaínaBetimbrasil de pelotasBrasileiro Série CCampeonato BrasileiroCianorteduque de caxiasFutebol ClubeLuverdenseMogi MirimPaysandurio branco-acsanto andréstjdTrezeVitória da Conquista
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Eu não quero que meu filho tenha um heroi chamado Lucas Possignolo

Próximo

Agora preso, Piá integrou "pacotão maldito" do Corinthians em 2004; relembre

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”
Fut. Brasil

Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”

por Allan Brito
22/06/2022 - Atualizado em 25/06/2022
Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos
Fut. Brasil

Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos

por Allan Brito
21/06/2022
Próximo
Agora preso, Piá integrou "pacotão maldito" do Corinthians em 2004; relembre

Agora preso, Piá integrou "pacotão maldito" do Corinthians em 2004; relembre

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • Os três pênaltis que salvaram o goleiro Montanha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • Aconteceu de verdade: a história do jogo que terminou 149 a 0

    16 compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.