E quem é o segundo torcedor mais famoso do San Lorenzo?

0 120

Você já reparou: desde que o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito o Papa Francisco em 13 de março de 2013, o San Lorenzo de Almagro reapareceu com força nas manchetes do mundo todo. Time de coração do sumo pontífice, o clube do bairro de Boedo voltou a viver momento de destaque no futebol argentino. Primeiro, foi campeão do Torneo Inicial do Campeonato Argentino em 2013. Agora, chegou à final da Copa Libertadores da América, fato inédito na história da equipe.

Leia mais:

>>> 1946: o ano que transformou o papa Francisco em torcedor

É coincidência, é claro. Mas a associação entre os sucessos do clube e o pontificado de Francisco é recorrente, garantindo manchetes a veículos de todo o mundo. Pior para o segundo torcedor mais famoso do clube, um ator internacionalmente conhecido, e que nem é argentino. Você sabe quem é?

Viggo Mortensen: na torcida pelo título da Libertadores (Crédito: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Trata-se do ator Viggo Mortensen, conhecido pelo papel de Aragorn na trilogia O Senhor dos Anéis. Indicado ao Oscar em 2008 pelo filme Senhores do crime, Mortensen se destacou também em películas como Maré vermelha (1995), Até o limite da honra (1997), 28 dias (2000) e Pé na estrada (2011), entre outros.

OK, mas como ele se tornou torcedor do San Lorenzo?

Mortensen é filho de pai dinamarquês e mãe americana. Na infância, seus pais se mudaram para diversos países – Venezuela, Dinamarca, Argentina. Na década de 60, Viggo permaneceu em Buenos Aires (e no bairro de Boedo) até os 11 anos; ali, além de estudar e aperfeiçoar seu espanhol, começou a torcer pelo San Lorenzo.

Campeão nacional em 1959, o clube foi evoluindo em campo até a geração dos carasucias, que conquistou invicta o título metropolitano de 1968 e que deu início a uma série de glórias do Ciclón. Àquela altura, porém, Viggo já havia voltado para Nova York com a mãe, que havia se divorciado do pai do ator em 1966.

No entanto, o astro levou com ele a paixão pelo futebol. Além de torcer pelo San Lorenzo, tem ainda carinho especial por clubes europeus e pelas seleções da Argentina e da Dinamarca. Mas que não acusem o ator de ser apenas um entusiasta, um “torcedor modinha”, como se diz. É comum vê-lo no bairro de Boedo e até no Estádio Nuevo Gasómetro. No Festival de Cannes de 2014, o ator levou uma bandeira do clube à premiação.

“Viggo sabe tudo: as partidas que temos pela frente, os rivais. Ele vê os resumos de jogos na TV e adoraría estar no clásico contra o Huracán. Em suma: Viggo é fã de verdade”, afirmou o jornalista Eduardo Bejuk ao jornal Clarín em 2008 (leia aqui).

No Festival de Cannes de 2014, Viggo Mortensen apareceu para os fotógrafos com uma bandeira do San Lorenzo (Crédito: Neilson Barnard/Getty Images)
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...