A Série B teve duas rodadas em uma semana E poucos times conseguiram mostrar alguma regularidade positiva nesse período. Apenas Cruzeiro e Grêmio venceram os dois jogos.
Já a regularidade negativa foi maior: 8 times nem conseguiram vencer. O pior foi o CRB, que perdeu as duas partidas e está na lanterna (com um jogo a menos que a maioria).
Vamos resumir um pouco de cada time a seguir.
100% de aproveitamento na semana
Grêmio: derrotou Operário e CRB
O Operário não perdia em casa há muito tempo. Então era um jogo difícil, mas o Grêmio venceu, com destaque para Elias – entrou e decidiu 7 minutos depois.
Contra o CRB, Elias fez mais um gol. E o outro gol foi bonito, construído por Biel e Bitello.
Repare: os 3 jogadores citados tem menos de 23 anos. Se eles não sentirem a pressão mais pra frente, devem dar um bom futuro pro Grêmio – com a ressalva que Biel pertence ao Fluminense, portanto talvez só ajude no curto prazo.
Cruzeiro: derrotou Londrina e Chapecoense
O jogo contra o time paranaense não foi brilhante. Mas um lance bizarro definiu a partida. Vale elogiar a pressão feita pelos cruzeirenses. O gol foi do estreante Luvannor, que deve ser uma boa opção no ataque.
Um dos pontos fortes do Cruzeiro de Paulo Pezzolano é a pressão alta, especialmente, no tiro de meta adversário. Com 2 ou 3 jogadores colados à área, o time busca induzir a saída, fechar opções de passe e gerar incômodos. Impactante para o gol X Londrina. pic.twitter.com/Wz6e4Ktt2E
— Joao Victor Del Rio (@jvdelrio98) April 28, 2022
No jogo contra a Chapecoense o principal destaque foi o lateral Geovane Jesus, que fez um gol e deu uma assistência. Tem apenas 20 anos.
O Cruzeiro foi mais equilibrado nessa partida, com um sistema defensivo forte e bons momentos no ataque. É nítido como o time tem evoluído.
Edu disse que, nesse jogo, o Cruzeiro chegou mais perto do que Pezzolano quer. E dá pra ver um time bem treinado de fato. https://t.co/DHOp7n8RPy
— Última Divisão (@ultimadivisao) May 2, 2022
Curiosidade: Essa foi a primeira vez que o Cruzeiro terminou uma rodada dentro do G4 desde que caiu pra Série B.
Desempenhos razoáveis
Vasco: venceu contra a Ponte e empatou com Tombense
A vitória contra a Ponte não foi convincente. A Macaca chegou a crescer durante a partida. E o jogo contra o Tombense não trouxe evolução. O elenco é limitado, mas o pior problema é que está mal treinado por Zé Ricardo. Não costumo ser a favor de demissão de técnico, mas dessa vez é necessária.
Curiosidade: o Vasco fez 4 gols na Série B. Um foi contra e os outros 3 de Raniel. Tem mérito dele, mas também tem um demérito do resto do ataque, que ainda produz pouco. O único ponto forte é a bola parada, onde Raniel sabe mandar bem.
Náutico: venceu contra o CRB e empatou com o Guarani
Nas duas partidas o Náutico mostrou as mesmas qualidades e defeitos: por um lado dá pra ver que o time se reforçou bem pra Série B e está com muita raça em campo – os dois jogos tiveram gols nos minutos finais. Porém ao mesmo dá pra ver um time instável, que tem momentos ruins durante as partidas, e que ainda não encaixou um time titular. Mas deve se acertar. Tem potencial.
Guarani: venceu contra o Criciúma e empatou com o Náutico
O Guarani conseguiu a primeira vitória na Série B ao bater o Criciúma por 1 a 0. O Bugre nem jogou tão bem e contou com grande atuação do goleiro Kozlinski, além da sorte de Diogo Mateus, que aproveitou o rebote de um pênalti perdido por ele mesmo.
Depois o Guarani enfrentou o Náutico e fez um bom 1º tempo. Recuou na 2ª etapa e tomou sustos até sofrer o gol do empate nos acréscimos. É outro time que tem potencial pra crescer, mas ainda é muito irregular.
Ituano: perdeu pro Sport e venceu contra o Bahia
O jogo contra o Sport foi equilibrado e decidido com um lance isolado no 2º tempo. É uma derrota normal. E a vitória contra o Bahia foi convincente, mostrando qualidade para disputar pelo acesso.
Bahia: venceu contra o Sampaio e perdeu pro Ituano
Aquela empolgação inicial com os primeiros jogos do Bahia já diminuiu. A atuação contra o Sampaio foi fraca, mostrando dificuldades no ataque. E a derrota para o Ituano foi normal, porque o time paulista tem qualidades.
Sport: venceu contra o Ituano e perdeu pro CSA
Contou com o “amuleto” Bill pra seguir com 100% de aproveitamento em casa. Mas jogou muito mal contra o CSA, aumentando a pressão contra o técnico Gilmar Dal Pozzo, que de fato faz escolhas questionáveis.
CSA: perdeu pro Brusque e ganhou contra o Sport
Ainda é difícil saber qual CSA vai disputar essa Série B. Será que vai ser o time apático que perdeu pro Brusque? Ou é o time vibrante que derrotou o Sport com sobras? Mozart ainda está encontrando a formação ideal e encaixando o time. Pode subir.
Chapecoense: venceu contra o Novorizontino e perdeu pro Cruzeiro
A vitória contra o Novorizontino não pode empolgar muito, porque foi facilitada após a expulsão de Danielzinho no primeiro tempo.
Matheus Bianqui, da Chape, fez 3 gols na Série B, mesmo sendo reserva em todos jogos. E já tá sendo chamado de Fellaini pela semelhança física 😂 pic.twitter.com/H99c2q9185
— Última Divisão (@ultimadivisao) April 27, 2022
Quando enfrentou o Cruzeiro em casa, a Chape mostrou desorganização e apatia. Foi o jogo mais preocupante do time até agora.
Brusque: venceu contra o CSA e perdeu para Ponte
A tendência é que o Brusque seja isso na Série B: um time forte em casa, mas fraco e medroso fora. Derrotou bem o CSA, mas depois perdeu feio pra Ponte. Precisa ser mais equilibrado pra ser competitivo nessa Série B.
Ponte Preta: perdeu pro Vasco e venceu contra o Brusque
A Macaca começou muito mal contra o Vasco, mas começou a reagir ali e poderia ter empatado. Depois evoluiu e dominou o jogo contra o Brusque, com um golaço de Norberto.
No Moisés, deu Macaca! Chega pra ver os gols da vitória da Ponte na noite de ontem!
⚽ Gols: Norberto e Lucca (PON)#PONxBRU
🎥 @canalpremiere pic.twitter.com/KZfG0iYS8u
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) May 1, 2022
Piores desempenhos
Operário: perdeu pro Grêmio e empatou com Sampaio
A derrota para o Grêmio foi impactante, porque jogar em Ponta Grossa é um ponto forte do time. Mas o Fantasma quase assombrou fora de casa. Saiu na frente, tomou gol no segundo tempo, mas poderia ter vencido.
Novorizontino: perdeu pra Chapecoense e empatou com o Criciúma
Foi atrapalhado pela expulsão de Danielzinho contra a Chape, mas não estava bem até ali. E depois empatou com o Criciúma em um jogo equilibrado. É preocupante continuar sem nenhuma vitória na temporada, mas há uma evolução.
Tombense: empatou com Vila Nova e Vasco
É assustadora a campanha do Tombense, com 5 empates por 1 a 1.
Sinistra essa campanha do Tombense:
Tombense 1 x 1 Operário
Sampaio 1 x 1 Tombense
Tombense 1 x 1 Cruzeiro
Vila Nova 1 x 1 Tombense
Tombense 1 x 1 Vasco— Última Divisão (@ultimadivisao) May 2, 2022
A atuação contra o Vila foi fraca e salva por um pênalti. Diante do Vasco houve momentos melhores, mas o recuo excessivo e um gol contra de Roger Carvalho definiram outro empate.
Vila Nova: empatou com Tombense e Londrina
É outro time que recua demais para administrar o placar e acaba sofrendo de forma desnecessária. No jogo contra o Londrina isso ficou evidente. Mas há qualidade para fazer mais do que isso.
Londrina: perdeu contra o Cruzeiro e empatou com o Vila Nova
Foram jornadas ruins por causa de muitos erros individuais dos jogadores. Ainda acho que o Londrina pode jogar melhor.
Sampaio: perdeu para o Bahia e empatou com o Operário
Fez muito pouco para ameaçar o Bahia e deveria ter se imposto mais contra o Operário. Ficou perto de perder dois jogos seguidos.
Criciúma: perdeu pro Guarani e empatou com Novorizontino
O time catarinense até teve bons momentos contra o Bugre. Mas foi mais decepcionante contra o Novorizontino e até saiu no lucro, pelos minutos finais ruins.
CRB: perdeu para Náutico e Grêmio
Até saiu na frente contra o Timbu, mas tomou 2 gols na parte final do 2º tempo. Foi um vacilo que custou caro demais. Depois ainda teve um resultado normal contra um Grêmio, com uma atuação abaixo da média.
Comentários