A melhor jogadora de futebol do mundo em 2021, Alexia Putellas, declarou no começo de 2022:
Se você acha que o nível de engajamento no futebol feminino é bom agora, você vai olhar para trás e rir daqui alguns anos. Vai ser uma loucura.
No dia 6 de fevereiro, fui até a Neo Química Arena para assistir ao Corinthians x Palmeiras pela Supercopa do Brasil Feminina – e me surpreendi com o público e com pequenos detalhes que me comovem.
Eu sempre amei esportes – futebol, basquete -, mas sempre focada no masculino. Corinthians, Operário, NBA, Celtics, Real Madrid. De 2018 para 2019, passei a acompanhar os esportes femininos, não só a nossa seleção, ou atletas de esportes individuais, mas as competições femininas.
Comecei a acompanhar mais de perto da WNBA, a reconhecer algumas atletas, seguir e engajar. E adotei do Corinthians feminino: acompanhei todas as atletas da época, dava jeito de ver jogos que as vezes eram transmitidos pelo Facebook ou até pelo Twitter.
Em 2019, até consegui ir em um jogo entre Corinthians e Flamengo no Pacaembu. Mesmo com portões abertos, em um domingo à tarde, apenas 3,8 mil pessoas acompanharam a vitória do Timão.
Se pensar que se passaram apenas dois anos entre esse jogo e a final do Paulista, na qual o Corinthians quebrou recorde de público ao colocar mais de 33 mil pessoas em seu estádio em uma quarta à noite, é motivo suficiente para acreditar que Alexia tem razão.
O crescimento do futebol feminino nos últimos anos é evidente, graças a alguns times que adotaram uma postura mais séria com os times femininos, injetando dinheiro, estrutura e de fato valorizando esse produto. Hoje podemos ver que realmente bastava apenas investimento.
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O produto é bom. Não é o mesmo futebol do masculino. Ouso dizer é mais técnico, é mais jogado, pode ser mais lento, mas você consegue ver claramente jogadas e estratégias.
Mas com relação ao consumo, é excelente. Estamos em uma fase onde a independência da mulher é regra, não mais exceção. As mulheres querem ver outras mulheres no topo. A partir do momento que a gente vira a chave e vê que pode ajudar outras mulheres dando um mínimo de engajamento, acompanhando as redes sociais dos clubes femininos, das atletas e das competições, chegamos longe.
Consumir o futebol feminino não é tão fácil. Poucos portais têm cobertura específica sobre os times. O que se tem são matérias soltas em meio às mil matérias sobre o futebol masculino.
Mas isso está mudando. Canais abertos como Band e Globo já colocaram jogos em seus horários “nobres”, e acredito que pouco a pouco vamos – me incluo aqui, pois consumo – ganhando espaço em todos os lugares.
Mas voltando ao Dérbi Paulista. O que mais me emociona é ver o quanto a torcida do Corinthians abraçou essa ideia. Era domingo de manhã, ingresso custando R$ 40, um clássico, mata-mata, um calor de matar… E mesmo assim, mais de 13 mil pessoas foram até Itaquera.
Cabe destacar que o jogo também foi transmitido pela Rede Globo em canal aberto.
Para mim, o mais legal é ver as mulheres abraçando o futebol feminino. Na NeoQuímica Arena, as mulheres eram a maioria no domingo – pelo menos ali no setor oeste. Ver as meninas com camisas com os nomes das jogadoras e ver que elas reconhecem cada uma, já cornetam, é demais!
O que o Corinthians feminino tem vivido é muito surreal, mas é muito natural. O Timão percebeu algo que muitos ainda não perceberam: que mulher consome. Consome conteúdo, consome camiseta…
A gente gosta de gastar, de comprar, e quando o produto é bom, como é o Corinthians campeão de tudo em 2021, a resposta vem em forma de interação e consumo da marca.
Além do consumo, jogos do feminino são oportunidades para muitas mulheres irem aos jogos sem medo. O clima é diferente, muitas famílias inteiras acompanhando, e é assim que uma nova geração já vai se acostumar com o fato de que é normal ver uma mulher jogando bola, que não precisa diminuir o gol, que é competitivo, que vale a pena investir.
Eu realmente me emociono quando vejo esse crescimento absurdo do futebol feminino nos últimos anos e tenho certeza que é só o começo!
Você, mulher, que acompanha futebol e acha o feminino meio chato, meio lento, dê uma chance ao futebol feminino, acompanha teu time ou adota um novo. O mundo precisa que as mulheres apoiem as outras mulheres, e o futebol feminino precisa de você.
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