Dez curiosidades sobre o futebol lituano

0 373

Atletismo, basquete e ciclismo são esportes de prestígio na Lituânia. Os atletas do país conquistaram resultados expressivos nessas modalidades. Mas o futebol pertence ao segundo plano.  Até hoje, os lituanos nunca conseguiram se classificar para competições relevantes como a Copa do Mundo ou a Eurocopa. Seguem algumas curiosidades sobre o esporte bretão no país.

Mascote do FKK

Clube da primeira divisão local, o FKK da cidade de Siauliau possui como mascote um arqueiro. A admiração é tanta que a figura medieval está no escudo da equipe.

O Juventa da mesma cidade também possui um distintivo curioso. O símbolo é praticamente uma cópia do distintivo do Juventus de Turim.

O maior estádio nacional para o futebol é o Zalgiris Stadium. Com capacidade para 15 mil pessoas, a arena recebeu o nome em homenagem a uma importante batalha da Guerra Polaco Lituano-Teutônicas.

Em 1924, os lituanos foram eliminados de maneira humilhante das Olimpíadas de Paris. Na fase preliminar, tomaram um chocolate de 9 a 0 da Suíça.

As partidas do campeonato nacional não são realizadas durante o inverno. A estação é rigorosa no país e os gramados dos estádios ficam impróprios para os jogos.

Donizete Pantera jogou contra a Lituânia

Brasil e Lituânia se enfrentaram uma vez. Foi em 1996. Na época, o atacante Ronaldo Fenômeno era magro. O artilheiro marcou os três gols da vitória canarinho por 3 a 0. Você sabe quem fez a dupla de ataque com o Fenômeno na partida? Donizete Pantera! Lembra dele?

Capitão da seleção, Tomas Danilevic, atuou por doze times diferentes. O atacante defendeu equipes como Brugge (Bélgica), Dínamo Moscou (Rússia) e Arsenal (Inglaterra). Atualmente, o lituano atua no Juve Stabia da quinta divisão italiana.

O atual campeão da segunda divisão nacional é o FK Silutè. Na temporada vitoriosa, a equipe foi dirigida por Eugenijus Riabovas, ex-jogador que chegou a atuar pelo Heart of Midlothian da Escócia.

Natali Jam é uma torcedora fervorosa do Atlantas

Tradicional equipe lituana, o Zalgiris Vilnius teve outros nomes. Com inspiração socialista durante o domínio soviético, o time se chamou Spartak durante décadas.

O FK Atlantas amarga um jejum. O time não conquista o título nacional desde 1984. Mesmo assim, os torcedores do clube tem um motivo para se orgulhar. A renomada atriz Natali Jan (ao lado) é torcedora fervorosa da agremiação.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...