Contratar muitos “medalhões” não deu certo, mas surgiram grandes atrações

Arte: Clayton Esteves/ Globoesporte
0 921

O Mercadão Alternativo de 2019 reuniu mais de 400 transferências curiosas. Foi uma lista atualizada frequentemente pela nossa equipe, com ajuda importante da nossa audiência (agradecimentos especiais a Marcelo Senna e Matheus Sartoti). Reunimos nomes de jogadores famosos, os “medalhões”, que foram para times das divisões de acesso. E também fizemos um álbum no Facebook com mais de 100 fotos dessas contratações. Todo o projeto teve apoio especial da Vestiário Company, loja que dá desconto para quem comprar com o cupom “ULTIMADIVISAO”.

Vale lembrar: jogadores famosos, de acordo com os critérios do Mercadão Alternativo, são aqueles que já passaram pelos 12 times mais destacados pela mídia. Se em 2019 eles foram para times da Série B ou abaixo, apareceram na nossa lista.

Agora chegou a hora de fazer um balanço do que aconteceu após essas transferências. E o saldo não foi exatamente positivo para os times que apostaram demais em jogadores famosos. Guarani (11), São Bento (11) e Boavista (10) foram os clubes que fizeram mais contratações alternativas. Mas nenhum deles conseguiu ir longe. O time de Campinas foi eliminado na fase de grupos. A equipe de Sorocaba foi rebaixada. E o clube de Saquarema foi mal nos dois turnos do Carioca, sem conseguir vaga nas semifinais.

O Guarani teve o maior sucesso entre os 3 times, pois encontrou boas opções entre as contratações alternativas. O atacante Diego Cardoso, por exemplo, fez 6 gols e terminou a 1ª fase como vice-artilheiro. Mas o time do técnico Osmar Loss caiu de rendimento e foi eliminado após uma derrota vexatória para a rival Ponte Preta.

O maior fracasso foi do São Bento, que abandonou o perfil “bom e barato” para investir em jogadores famosos e veteranos. O ataque do time podia ser formado por Tiago Luís, ex-Santos; Éder Luis, ex-São Paulo; e Alecsandro, ex-Palmeiras. E na defesa tinha outros jogadores famosos, como o goleiro Renan, ex-Inter; o lateral direito Edson Ratinho, ex-São Paulo; os laterais esquerdos Guilherme Romão, ex-Corinthians, e Mansur, ex-Atlético-MG. Teve ainda a contratação do polêmico Régis, que não chegou a estrear por ter sido flagrado com cocaína em Sorocaba.

O Boavista costuma se destacar em todas edições do Mercadão Alternativo. Em 2016 e 2017 foi o time que mais contratou famosos. Em 2019 a grande transferência foi do veterano Carlos Alberto, que só fez 3 jogos. Outro reforço chamativo foi Tartá, ex-Fluminense, mas ele decepcionou e até foi expulso. Esses fracassos contribuíram para a campanha medíocre do time de Saquarema.

 

Alternativos que deram certo (por enquanto)

Abaixo destes 3 times, estão equipes que conseguiram mais sucesso apostando em “medalhões”, pelo menos por enquanto. CRB, Oeste, Ponte Preta e Sport fizeram 9 contratações alternativas e tiveram relativo sucesso.

Os 2 times paulistas não conseguiram classificação para fase de grupos, mas tiveram desempenhos razoáveis. A equipe de Campinas teve a 4ª melhor campanha no geral e só foi eliminada porque o regulamento do Campeonato Paulista é bem estranho. Já o time de Barueri teve chances de classificação até a última rodada, fracassando por pouco. Matheus Jesus, ex-Santos, fez 5 gols

O CRB está na semifinal do Campeonato Alagoano e venceu o jogo de ida, contra o Jacyobá, por 3 a 2.

O Sport fez a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Agora vai enfrentar o Petrolina.

 

5 Atrações

Algumas contratações alternativas merecem destaque especial por causa dos resultados que apresentaram.

A transferência de Loco Abreu para o Rio Branco-ES parecia ser apenas folclore. Mas o uruguaio entrou em campo, melhorou aos poucos e até fez 3 gols em um jogo só, contra o Castelo. Ao todo ele tem 5 gols em 9 jogos disputados.

Entre os defensores, o grande destaque foi o zagueiro Antônio Carlos, ex-Fluminense, Botafogo e São Paulo. O Brasiliense não tomou sequer um gol com ele em campo, após 5 jogos. E vale lembrar que ele forma dupla de zaga com o também veterano Lucio.

Ex-lateral esquerdo de Flamengo e São Paulo, Juan está com 37 anos e virou meia. A mudança deu certo, tanto que ele foi um dos destaques do Tombense no Campeonato Mineiro. Até agora, em 12 jogos, ele fez 4 gols e deu uma assistência.

Uma das contratações mais alternativas e interessantes de 2019 aconteceu no futebol goiano. Danilo, multicampeão por São Paulo e Corinthians, foi para o Vila Nova, rival do clube que o revelou, o Goiás. Ele já disputou 10 jogos, fez 2 gols e foi importante para o time se classificar na fase de grupos.

No Campeonato Paulista a maior surpresa da 1ª fase foi o Red Bull Brasil, que fez a melhor campanha. Antigamente o time contratava mais “medalhões”. Essa tática mudou em 2019. Mas alguns atletas famosos ainda reforçaram a equipe. Um deles foi o volante Jobson, revelado pelo Palmeiras, que agora desperta interesse de Santos e Atlético-MG.

3 vídeos

Com apoio especial da Vestiário Company, o UD publicou 3 vídeos sobre o Mercadão Alternativo. Confira abaixo.

Posts Relacionados
Comments
Carregando...