Como ver os jogos e entender o Campeonato de Belarus, maior torneio em andamento na Europa

Jogadores e torcida em partida do Campeonato de Belarus durante a quarentena, na pandemia de covid-19
0 1.003

Em março de 2020, quase todos campeonatos do futebol europeu foram paralisados por causa da pandemia de covid-19, doença causada pelo coronavírus. Apenas um torneio de primeira divisão segue em andamento no Velho Continente, inclusive com presença de torcida. É o Campeonato de Belarus (país que antes era chamado de Bielorrússia), que pode ser acompanhado pela internet. Com isso é possível matar a vontade de ver futebol ao vivo.

Primeiro vale explicar que Belarus continua a realizar jogos de futebol por questões políticas. O país ainda vive em uma ditadura, na qual Alexander Lukashenko comanda o país há 26 anos. Ele menospreza o potencial destruidor do coronavírus e já disse que vodka, sauna e dirigir trator são alternativas para não pegar Covid-19. Um absurdo! Recentemente a Organização Mundial da Saúde pediu para que o campeonato de futebol fosse paralisado, mas o governo só interrompeu a disputa feminina. 

É uma postura lamentável e aproveito para dizer: FIQUE EM CASA! Essa doença tem que ser levada a sério!

Como está o campeonato

O Campeonato Belarusso tem calendário anual, ou seja, começa e termina no mesmo ano. Isso acontece no Brasil, mas não é comum na Europa – rola apenas em alguns países do leste. Portanto a competição está no início. A primeira rodada foi em 19 de março. 

Portanto ainda é cedo para tirar conclusões sobre os times. Mas vale destacar os bons inícios de Energetik (que não tem nada a ver com o Red Bull) e Torpedo Zhodino. O primeiro venceu três jogos seguidos. O outro acabou com essa invencibilidade do Energetik na 4ª rodada, conquistando a terceira vitória dele na competição.

Mas esses não são os times mais famosos em Belarus. Dínamo Brest, Dínamo Minsk e principalmente o Bate Borisov ainda podem embalar e entrar na briga pelo título. E a principal tendência, vista até agora, é que o campeonato seja equilibrado. 

Como é o futebol em Belarus

Porém, historicamente, o Campeonato Belarusso não é equilibrado. O Bate tem 15 títulos ao todo, sendo que venceu todos campeonatos de 2006 até 2018. A sequência foi interrompida pelo surpreendente Dínamo Brest, que venceu o título pela primeira vez em 2019. Outra potência histórica no país é o Dínamo Minsk, que venceu o torneio nacional 7 vezes.

Curiosidade

O Campeonato Belarusso costuma ter curiosidades alternativas. Já contamos várias histórias em outro texto neste site, quando o país foi enfrentar o Brasil na Olimpíada de 2012. 

Na atual temporada, a maior curiosidade aconteceu quando o Dínamo Brest fez uma ação de marketing chamativa. Como as pessoas não podem ir aos estádios no mundo todo, o time vendeu “lugares virtuais”, por 24 euros, no Complex Brestskiy. Quem comprou esse “ingresso virtual” teve uma foto impressa e colocada nas cadeiras do estádio.

Torcida virtual em Belarus
Manequins formaram torcida virtual em Belarus

Como ver

A forma mais fácil de acompanhar o Campeonato Belarusso é no site MyCujoo, responsável por tantas transmissão importantes do futebol alternativo. Clique aqui para obter os links de transmissão e saber quando serão os próximos jogos. Para acompanhar a classificação dos times, clique aqui.

O nível técnico de Belarus é abaixo do que estamos acostumados. Mas dependendo dos times, não chega a ser irritante ver os jogos. Por um lado, foi triste ver o jogo entre Belshina e Smolevichi, times que estão na zona de rebaixamento e provavelmente cairão. Eles vieram da segunda divisão nesta temporada e parecem totalmente despreparados. Mas já vi partidas melhores antes. Recentemente teve até um golaço olímpico do Bate.

Canais de diversos países compraram os direitos de transmissão do Campeonato Belarusso. Fica a dica para os canais brasileiros!

Outros campeonatos

O Campeonato de Belarus é o principal que está em atividade neste momento. Mas existem competições em outros países também. É possível, por exemplo, ver os jogos da Nicarágua clicando aqui neste link. E pelo MyCujoo ou pelo YouTube, dá para encontrar partidas de Burundi, Tadjiquistão, Taiwan e outros países com campeonatos em andamento. O Última Divisão está de olho em tudo e vai produzir mais conteúdo sobre essas competições.