A Série D de 2022 terá uma novidade na transmissão dos jogos. Nos últimos anos, as partidas foram transmitidos no site/app MyCujoo (que recentemente virou Eleven) e também na TV Brasil. Mas isso vai mudar. Eleven e TV Brasil estão fora por enquanto. Foi fechada uma parceria com uma empresa irlandesa, InStat Sport.
O anúncio da CBF para os clubes aconteceu em cima da hora, a 3 dias do início dos jogos, e com poucos detalhes. Depois, na véspera do início da Série D, surgiu um comunicado no site da entidade, explicando mais detalhes. Resumindo:
- Para ver os jogos é preciso entrar no site InStat TV e fazer um cadastro.
- As 4 primeiras rodadas terão jogos de graça. Depois não sabemos.
- O acordo com a InStat TV é exclusivo para todas plataformas e vale até 2024. Ou seja, a Série D só vai passar em outro lugar se houver cessão ou venda dos direitos de imagem.
- Na primeira rodada, domingo (17), a InStat TV vai transmitir uma quantidade limitada de jogos. Inicialmente eram 6, mas essa quantidade tem aumentando – tanto na plataforma do site quanto no comunicado da CBF. E ainda não sabemos como será nas outras rodadas.
Por enquanto esses jogos aparecem no site da InStat TV:
17/04, 15h – Pérolas Negras (RJ) x Santo André (SP)
17/04, 15h – Aimoré (RS) x Marcílio Dias (SC)
17/04, 16h – Ação (MT) x Grêmio Anápolis (GO)
17/04, 16h – Lagarto (SE) x Santa Cruz (PE)
17/04, 16h – São Raimundo (AM) x São Raimundo (RR)
17/04, 16h – Oeste (SP) x Paraná (PR)
17/04, 16h – Juventus (SC) x São Luiz (RS)
17/04, 16h – América (RN) x Sousa (PB)
17/04, 16h – Retrô (PE) x Crato (CE)
17/04, 16h – Jacuipense (BA) x Sergipe (SE)
17/04, 16h – Juazeirense (BA) x CSE (AL)
17/04, 16h – São Bernardo (SP) x Portuguesa (RJ)
17/04, 17h – Ferroviária (SP) x URT (MG)
17/04, 18h – Humaitá (AC) x Amazonas (AM)
18/04, 20h15 – Trem (AP) x Rio Branco (AC)
- A InStat promete recursos novos: compactos do jogo, inclusive em “modo bola”, pra ver tudo em menos tempo; playlist exclusiva de jogadores; estatísticas gratuitas para os clubes; servidores que não falham; e mais funções menos importantes.
Os clubes vão transmitir?
Uma possível solução é que os clubes façam transmissões próprias de jogos que a InStat TV não passar. Luiza Estevão, vice-presidente do Brasiliense, acredita que isso é possível e promete mostrar, no canal do time, o jogo contra o Anápolis – uma das partidas mais interessantes dessa primeira rodada.
Vai ter transmissão com imagens como sempre fizemos, já que a instat não vai transmitir nosso jogo. Não recebemos nada nos emails e ofícios que dizem a respeito de jogos que a instat não vai transmitir
— Luiza Estevao (@luizaestevaoo) April 16, 2022
Mas é bom pontuar que isso não é solução pra tudo, afinal muitos clubes não têm a mesma estrutura para montar transmissões de jogos.
Como será a Série D de 2022?
Pelo menos o regulamento continua o mesmo: são 64 times divididos em 8 grupos. Os 4 melhores de cada grupo avançaram para a fase de mata-mata. Os 4 semifinalistas garantem acesso para a Série C.
Leia também:
- Quais times chegam mais forte na Série D? Tire sua conclusão
- Série D do Brasileiro de 2022 terá as mesmas bolas utilizadas no Campeonato Francês
Conheça os estreantes da Série D de 2022:
Comentários