• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
  • Loja
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Podcast Entre Copas e Copas
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Podcast Entre Copas e Copas
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil Sudeste

Como um troféu recebido após 27 anos pode levar o Paraguaçuense de volta ao futebol

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
16/01/2022
em Sudeste
0
Como um troféu recebido após 27 anos pode levar o Paraguaçuense de volta ao futebol

Imagem: TV Tem/Reprodução

21
COMPARTILHAMENTOS
7.9k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Uma publicação nas redes sociais em 12 de janeiro de 2022 chamou a atenção de apaixonados pelo futebol do interior de São Paulo: o Esporte Clube Paraguaçuense divulgou um certificado de filiação junto à Federação Paulista de Futebol, datado de 16 de dezembro do ano anterior, comemorando a confirmação de atividades do clube.

“A diretoria do Esporte Clube Paraguaçuense vem trabalhando nos bastidores e apresenta o certificado de filiação do ano de 2021 a todos os torcedores e simpatizantes do nosso querido Azulão, mostrando que o clube está no caminho para o retorno das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol”, registra a publicação.

PUBLICIDADE

Embora o clube não entre em campo desde que disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2007, segue constando como filiado à FPF. E o documento assinado por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade, reforça a impressão dos últimos anos de que o Paraguaçuense vem, aos poucos, renascendo.

Mas para entender o que está acontecendo em Paraguaçu Paulista, é preciso voltar ao começo da década de 1990.

O troféu que não chegou

Entre as décadas de 80 e 90, a FPF pretendia enxugar as divisões do Campeonato Paulista. Em 1986, a primeira divisão teve 20 clubes, enquanto a segunda teve 55. Por isso, em 1987, a segunda divisão seria dividida após a primeira fase: os 26 melhores da primeira fase, mais Comercial (Ribeirão Preto) e Paulista (Jundiaí), rebaixados em 1986, formariam os 28 da Divisão Especial. Os demais formariam a Segunda Divisão (na verdade, a terceira) a partir de 1987.

A partir daquele ano, a primeira divisão começou a aumentar. Foram 20 times em 1987, 22 em 1988 (contando Ponte Preta e Bandeirante, rebaixados no ano anterior e mantidos após decisão da justiça, que mais tarde seria cassada) e em 1989, 24 em 1990, 28 em 1991 e em 1992 e 30 em 1993. Entre 1989 e 1993, o campeonato era dividido na primeira fase em dois grupos, sendo um mais forte (em geral com os melhores colocados do ano anterior) e um mais fraco (com os demais, além dos promovidos). Ao fim de 1993, os times foram divididos para a reformulação das divisões paulistas: o grupo mais forte virou a Série A-1 e o grupo mais fraco virou a Série A-2.

Leia também:

  • 2010: O Novorizontino voltou? Como assim?
  • O trabalho que o União São João tem feito para voltar ao futebol profissional em 2022

Enquanto isso acontecia, o Esporte Clube Paraguaçuense oscilava em divisões inferiores do Paulista. A arrancada só começou em 1989, com o acesso na quarta divisão. De 1990 a 1992, o time disputou a Segunda Divisão (a rigor, a terceira), subindo em 1992 com o terceiro lugar. Em 1993, estreou na Intermediária (então segundo patamar estadual) e foi campeão.

Se o regulamento para 1994 fosse mantido, o Paraguaçuense entraria no grupo mais fraco da primeira divisão. A grosso modo, com o “corte” promovido pela FPF, o grupo se transformou na Série A-2, e a Divisão Intermediária virou a Série A-3. E o Azulão subiria da segunda divisão para… A segunda divisão.

Paraguaçuense de 1993 (Imagem: Reprodução)

A reformulação não tirou, no entanto, o título do Paraguaçuense na segunda divisão paulista de 1993.

Com uma campanha surpreendente naquele ano, o time se garantiu no quadrangular final, ao lado de Comercial (Ribeirão Preto), Francana e União Barbarense. No fim, o time de Paraguaçu levou a melhor e terminou na liderança, com sete pontos em seis jogos, e foi campeão. O Comercial, com seis pontos, foi vice. Os dois “subiram” para a Série A-2, enquanto Francana e União Barbarense “permaneceram” na Série A-3.

Mas além de não ganhar a vaga na primeira divisão, o Paraguaçuense ainda ficou sem o troféu. O motivo: na última rodada da competição, em 12 de dezembro, enquanto o Paraguaçuense encarava o União Barbarense, o Comercial (ainda com chances) media forças com a Francana. Assim, o troféu não iria para nenhum dos dois jogos e seria entregue posteriormente.

O Azulão fez sua parte, venceu por 4 a 1 e conquistou o título. Mas o troféu não foi entregue.

“O (então presidente da FPF, Eduardo José) Farah prometeu vir pessoalmente depois aqui”, contou Nivaldo Francisco, ex-presidente do clube, em entrevista à TV Tem em 2020. “Ele tratou diversas vezes e não veio. A gente tinha subido para a Especial (primeira divisão), para (enfrentar) Santos, São Paulo, Palmeiras. Só que ele fez a divisão (…). Mas essa divisão ele fez depois que nós fomos campeões.”

Clube sonha com volta após chegada de troféu

Paraguaçuense no álbum do Campeonato Paulista de 1997 (Imagem: Reprodução)

Entre Divisão Intermediária e Série A-2, o Paraguaçuense ficou na segunda divisão paulista de 1993 a 2002. Na Série A-3 de 2003, foi rebaixado com 14 derrotas em 14 jogos. Depois, disputou a quarta divisão em 2004 e 2005, ficou fora em 2006 e voltou em 2007. Desde então, não entra mais em campo para jogos profissionais.

PUBLICIDADE

Mas isso pode estar mudando. Em 2020, Petrus Ricardo Rodrigues Silva assumiu a presidência do clube e decidiu reivindicar o troféu junto à Federação Paulista de Futebol. Em pouco tempo, graças ao conteúdo reunido pelo historiador Amarildo José Ramos, conseguiu.

“A primeira coisa que fiz foi entrar em contato com a federação, com o presidente Reinaldo Bastos. Ele pediu para a gente comprovar que tinha sido campeão de fato. A gente mandou e-mails com reportagens. Acho que passou uma, duas semanas, ele falou: ‘(O troféu) está pronto, pode vir buscar na federação’”, contou, também em entrevista à TV Tem em 2020.

Quando o troféu foi entregue, em dezembro de 2020, foi recebido com festa. Mas também trouxe ânimo para que o Paraguaçuense desse fôlego para voltar aos gramados após mais de uma década.

“A gente está preparando tudo – pagando dividas, arrumando o campo para reativar o time. Acho que ano que vem já podemos ter a Paraguaçuense de volta a campeonato oficial”, declarou também o presidente Petrus.

A volta aos gramados não aconteceu em 2021, dando a impressão de ter sido apenas mais uma declaração que mistura empolgação e promessa. Mas o certificado de filiação publicado pelo clube nas redes sociais parece indicar uma situação mais sólida. Ainda falta muita coisa, é claro – o estádio Carlos Affini, por exemplo, carece de muita manutenção. Mas se o Esporte Clube Paraguaçuense pintar em torneios oficiais da FPF a curto prazo, não será uma (agradável) surpresa.

Tags: Campeonato PaulistaParaguaçuensesérie a-2
Compartilhar21TuitarEnviar
Anterior

É preciso repensar os campeonatos estaduais

Próximo

Serra Leoa e Guiné Equatorial: momentos de brilho na Copa Africana de Nações

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Nas quartas da Segundona de SP, nem nem quem venceu pode respirar aliviado
Sudeste

Nas quartas da Segundona de SP, nem nem quem venceu pode respirar aliviado

por Guilherme Bucalon
15/08/2022
No Bragantino, creme dental Sorriso passa a estampar camisa do atacante Sorriso
Sudeste

No Bragantino, creme dental Sorriso passa a estampar camisa do atacante Sorriso

por Emanuel Colombari
11/08/2022
Rodada apoteótica define as quartas de final da Segunda Divisão de SP em 2022
Sudeste

Rodada apoteótica define as quartas de final da Segunda Divisão de SP em 2022

por Guilherme Bucalon
08/08/2022
A uma rodada do fim da 2ª fase da Segundona de SP, o que ainda está em jogo?
Sudeste

A uma rodada do fim da 2ª fase da Segundona de SP, o que ainda está em jogo?

por Emanuel Colombari
01/08/2022
Série C do Carioca 2022, o torneio das goleadas, conhece seus promovidos
Sudeste

Série C do Carioca 2022, o torneio das goleadas, conhece seus promovidos

por Luiz Felipe Nascimento
01/08/2022 - Atualizado em 02/08/2022
Próximo
Serra Leoa e Guiné Equatorial: momentos de brilho na Copa Africana de Nações

Serra Leoa e Guiné Equatorial: momentos de brilho na Copa Africana de Nações

Comentários

Loja UD

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Quem é que sobe? Confira o guia completo da Série A2 do Carioca de 2022

    Quem é que sobe? Confira o guia completo da Série A2 do Carioca de 2022

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • Íbis ou Atlético Mogi: qual é o “pior time do mundo”? Veja números e curiosidades

    9 compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tuitar 0
  • Nas quartas da Segundona de SP, nem nem quem venceu pode respirar aliviado

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Quem são os piores clubes do Ranking da CBF 2021?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
  • Loja

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.