Como um time amador se prepara para a temporada?: Conhecendo o Urano

0 177

Publicidade

Este texto faz parte da série Como um time amador se prepara para a temporada?, que aborda o planejamento do Urano para os campeonatos no Paraná. Para ler as outras reportagens da série, CLIQUE AQUI.

Quem é Urano? Por que este time foi escolhido para uma série sobre futebol amador? Se estas foram as suas perguntas ao ler o título desta reportagem, tratamos logo de esclarecer os critérios da escolha: o Urano é um time amador de Curitiba e foi escolhido para estrelar esta série porque é uma equipe tradicional, mas está em transição após anos de glória recente.

Atualmente, o time da Vila São Pedro não disputa nem a Taça Paraná, o estadual de Amadores, e nem a Copa de Futebol Amador, torneio criado para movimentar as equipes que não jogam a Taça Paraná no primeiro semestre. Para completar, está longe de ser um endinheirado como Trieste, Iguaçu e Santa Quitéria, equipes que elevaram o orçamento do futebol amador da capital paranaense a outro nível.

1 1 port+úo Leonardo Bonassoli Futebol Metr+¦pole

Fundado em 20 de agosto de 1968, o Urano tem seu estádio no coração da Vila São Pedro, trecho sudoeste do bairro do Xaxim, na Zona Sul de Curitiba. A região experimentou um boom populacional a partir da década de 70, quando a quebra da cultura do café no Norte do Paraná provocou um grande êxodo da região para a capital.

A sede do clube e o estádio Manoel Garcia de Andrade, o Manecão, nome de um antigo presidente do clube, ficam na Rua Primeiro de Maio, a principal da vila, que liga a Linha Verde, via que separa o Capão Raso do Xaxim ao Ribeirão dos Padilhas, afluente da margem direita do Rio Iguaçu.

1 2 internaestadio Leonardo Bonassoli Futebol Metrópole

Onde hoje tem um gramado, já foi um campo de terra apelidado de Vermelhão, graças ao solo puxado para a cor laranja. A evolução estrutural acompanhou a entrada do time na Suburbana, o Campeonato Amador de Curitiba, em 1994. Entre os grandes títulos estão os de 2008 e 2009 e a Taça Paraná de 2009, além de golear por 4-0 o paulista Nós Travamos, pela Copa Kaiser Nacional de 2008, em plena capital paulista. Começava ali o período de maior glória do Azulão, algo que durou até o começo desta década.

1 3 quadro Leonardo Bonassoli Futebol Metrópole

Nos últimos anos, porém, os resultados foram mais modestos, com a equipe chegando a flertar com o rebaixamento em 2014. “Sempre disse aos presidentes anteriores que o Urano ficaria em uma fase mais estável. Gastamos muito de nossas finanças para ficar naquele patamar e agora tivemos cinco anos para colocar casa em ordem para poder alavancar de novo. Talvez não ainda neste ano, mas no ano que vem devemos voltar ao nosso patamar, que é brigar pelo primeiro lugar”, disse o novo presidente do clube, Antônio Gonzaga, que assumiu há pouco mais de um mês.

Clique AQUI para ler a parte 2 desta história.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...