Como a TV Santa Cecília tem ajudado a Portuguesa Santista a se reerguer no futebol

0 581

Se você não é da Região da Baixada Santista, talvez nunca tenha ouvido falar da Santa Cecília TV, pois a mesma é uma emissora local que pertence ao mesmo grupo que é dono de uma das maiores universidades da região, a Universidade Santa Cecília.

Já a Portuguesa Santista (Associação Atlética Portuguesa) é um clube de futebol fundado em 1917 que atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista (a segunda divisão estadual). No passado, o clube deu muitas alegrias para a colônia portuguesa, participando por diversas vezes da primeira divisão do campeonato estadual, com destaque para a campanha no Paulista de 2003, na qual terminou na  terceira colocação.

Porém, desde que a mesma foi rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista no ano de 2006, nunca mais conseguiu voltar para a elite, sendo rebaixada mais algumas vezes nos anos seguintes, indo parar inclusive na ultima divisão de futebol do estado, vulgo Bezinha.

Até que, em 2016, começou a sua retomada para voltar para a Série A1: foi campeã da Segunda Divisão (o equivalente à 4ª divisão em São Paulo) e em 2018 foi vice-campeã da Série A3, disputando agora em 2019 novamente a Série A2.

Santa Cecília TV vem exibindo os jogos da Briosa na Série A2 do Campeonato Paulista

E a visibilidade local retornou depois que a Santa Cecília TV começou a exibir todas as partidas como mandante do time em 2019. Normalmente tendo os jogos narrados pelo icônico Armando Gomes que também comando o programa local “Esporte por Esporte”.

Essa visibilidade na televisão fez com que empresas importantes da região investissem na Portuguesa Santista e, assim, a Briosa vem aos poucos pedindo passagem rumo à elite do futebol do estado.

Um exemplo disso é a contratação do meia-atacante Rodriguinho que fazia parte do elenco do Santo André que quase venceu o Campeonato Paulista de 2010 em cima do Santos de Neymar, Robinho e Ganso, e que com boas atuações em campo foi contratado pelo Fluminense que seria Campeão Brasileiro no mesmo ano.

Rodriguinho quando foi contratado pelo Fluminense em 2010 (Marino Azevedo e Wallace Teixeira/ Photocamera / Divulgação)

Mas, apesar disso, a Briosa, assim como a maioria dos times no Brasil está longe de conseguir subir de patamar. Isso porque o calendário de competições oficiais acaba muito cedo e a A.A. Portuguesa fica quase meio ano sem jogos.

Quem sabe com o apoio financeiro das empresas locais, o apoio da torcida e a visibilidade dada pela Santa Cecília TV, a equipe não dispute a Copa Paulista desse ano e, assim, não precise dispensar os seus jogadores pela falta de partidas?

E se você não é da Região de Santos e ficou interessado em acompanhar os jogos da Briosa de graça, saiba que a emissora exibe o seu sinal através de seu site oficial.

Posts Relacionados

Leave A Reply

Your email address will not be published.