O Botafogo voltou pra Série A com uma campanha inesquecível. O time começou sofrendo muito, como era de se esperar. Mas entrou nos trilhos, deu uma forte arrancada e agora é favorito para o título da Série B de 2021, essa segunda divisão com cara de primeira.
Nossa homenagem ao Botafogo virá em dois formatos. Primeiro nessa coluna, com algumas curiosidades sobre o acesso. E depois em vídeo no YouTube, com esses e outros tópicos.
O mágico
O técnico Enderson Moreira foi o principal responsável pelo acesso do Botafogo. Antes dele, com Chamusca, era difícil acreditar no acesso do time. Por isso o Fogão ficou fora das minhas apostas iniciais, por exemplo.
Quando a diretoria resolveu trocar de técnico, o narrador Dan Dan criticou no Twitter. Disse que os times querem “mágicos”, não treinadores.
Botafogo demitiu o treinador … os clubes querem mágicos e não treinadores
— Dandan (@dandansportv) July 13, 2021
No aspecto geral até acho que ele estava certo. Já falamos aqui como os times da Série B exageram na troca de técnicos. Mas no caso do Botafogo era necessário. E Enderson conseguiu fazer “mágica”: o Botafogo saiu da 14ª posição e chegou ao G4 com várias vitórias consecutivas. Teve instabilidades depois. Houve até uma briga do Mágico com a torcida.
Mas tudo foi controlado. E o acesso veio com vitórias inesquecíveis contra Vasco e Operário na reta final.
A grande curiosidade é: Enderson nem era o “plano A” da diretoria. Primeiro o Botafogo buscou Lisca Doido, que recusou e acertou com o Vasco depois. Lisca foi mal por lá. Enquanto o Fogão subiu com o “plano B”.
Eu vi o Chay
Antes do Botafogo começar a subir na tabela, já tinha um jogador se destacando muito na Série B: Chay foi uma grata surpresa do time, sempre chamando a responsabilidade, mesmo nos jogos mais difíceis.
Logo a torcida do Botafogo criou uma paródia sensacional pra ele.
E você sabe de onde surgiu o Chay?
Ele chegou ao Botafogo depois de jogar bem na Portuguesa-RJ. Mas antes disso se destacou por muito tempo no fut 7, um “futebol society profissional” digamos assim. Defendeu até os times do Flamengo e Fluminense nessa modalidade. Com a Seleção Brasileira, venceu Copa América e Copa do Mundo. Foi indicado a melhor do mundo no fut 7. Depois disso voltou pro futebol de campo e agora, aos 30 anos, é uma revelação tardia.
Fogão Celtics
Recentemente o ge descobriu que o Botafogo se inspirou em uma série documental que envolve o time de basquete Boston Celtics. A obra “The Playbook: estratégias para vencer” mostra ensinamentos passados pelo técnico Doc Rivers. Os jogadores viram a série e se inspiraram nos métodos.
- Pressão é um privilégio: em vez de se assustar com a pressão, era necessário entender que aquilo era só consequência de um sucesso anterior.
“A pressão é um privilégio”
— Chay 😉 (@chay__14) September 26, 2021
- Não se vitimize: não transfira a responsabilidade para a arbitragem, para o gramado ruim ou qualquer outro fator.
- Ubuntu: é uma filosofia africana que trata da coletividade
- Termine a corrida: nunca desista e persiga o objetivo até o final
Vou correndo ver essa série. Tem na Netflix.
O fator Mirassol
Ao contrário de alguns times, como Vasco, o Botafogo soube se reforçar e corrigir problemas do elenco durante a temporada. Sem muito dinheiro para contratações, a diretoria foi atrás de empréstimos. E três jogadores vieram do Mirassol: o lateral Daniel Borges, o volante Luís Oyama e o atacante Diego Gonçalves. Todos participaram de cerca de 30 jogos na campanha do Botafogo, mostrando como é importante observar mercados alternativos.
Por um lado isso foi ruim para o Mirassol, que se desmanchou antes da Série C e quase caiu. Mas pelo menos agora o clube tem 3 jogadores valorizados.
Felipe Neto e Marcelo Adnet
O Botafogo sempre teve torcedores ilustres e, atualmente, dois deles estão dispostos a ajudar o clube, inclusive financeiramente. O youtuber Felipe Neto e o comediante Marcelo Adnet se envolveram até na contratação de Rafael. Por enquanto isso não gerou frutos em campo, pois o lateral fez poucos jogos. Mas foi criada uma movimentação importante para fazer crescer a renda do clube, com o programa de sócio-torcedor e o mercado de tokens.
Além disso, vale destacar a hilária homenagem de Adnet para Enderson Moreira.
Técnico bom
Full paródia version A@Botafogo pic.twitter.com/ma0lKG1KBC— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) November 15, 2021
Comentários