Cazaquistão na Champions: vale torcer ou não?

0 151

O futebol alternativo ainda vive na Liga dos Campeões! Uma grande zebra foi confirmada nesta quarta-feira: o Astana, um time novo e pequeno do Cazaquistão, conquistou uma improvável vaga na fase de grupos do maior campeonato de clubes do mundo. Mas mesmo quem é fã de futebol alternativo deve ficar desconfiado: vale a pena torcer pra esse time ou não?

Por um lado, existe um contexto bem interessante: o Cazaquistão sequer é um país totalmente europeu – a maior parte do território fica na Ásia – e só se filiou à Uefa em 2002. E o Astana é um time que não existia naquela época – foi fundado em 2009 e conseguiu uma meteórica ascensão até ser campeão nacional em 2014. Portanto, é uma zebra enorme, o que realmente atrai quem gosta de ver boas histórias do futebol.

Astana_Arena_(inside_interior)
Astana Arena tem capacidade para 30 mil pessoas e teto retrátil

O problema é que essa ascensão meteórica do Astana tem uma história complicada por trás. O time é controlado por Nursultan Nazarbaev, que é o “presidente” do Cazaquistão, mas na prática atua como um “ditador” mesmo, tanto que está no poder desde que o país ficou independente, em 1991.

Dessa forma, Nazarbaev ajudou o clube a ter um estádio enorme, moderno e caríssimo, além de bancar contratações valiosas. Colocou até um neto para jogar no time. Existem boatos de que ele usou inclusive recursos públicos para fortalecer o Astana.

Tantas polêmicas ainda afastam o povo cazaque do time. A torcida é pequena, já que o time é mal visto por muitos. Talvez a participação na Liga dos Campeões comece a mudar isso, já que de fato o Astana conseguiu um feito incrível para o país.

Particularmente, prefiro olhar para o que acontece em campo e vou torcer para que o Astana apronte algumas surpresas na Liga dos Campeões. Classificar é quase impossível, mas vencer alguns jogos em casa já seria bem divertido.

E você, vai torcer pelo Astana também?

*Este texto é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site.
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...