Cartão azul e o clube mais antigo do Brasil: mais 5 curiosidades que envolvem o nosso futebol

LarsKimpel, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
407

Escrevi a primeira parte trazendo cinco curiosidades que envolvem nosso amado e querido futebol. E, como curiosidade nunca é demais, resolvi compartilhar mais cinco aqui com vocês! Então… Sabem qual o clube de futebol mais antigo do Brasil? Já ouviu falar no cartão azul? Pois é… aqui você fica sabendo disso e muito mais.

Leia também:

Você sabia que o cartão azul já foi cogitado no futebol?

Em 2009, a International Board, que é formada pelas federações de futebol da Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte – além da FIFA – pensou na ideia de incluir o cartão azul, que funcionaria como uma expulsão parcial do jogo. Dependendo da falta cometida pelo jogador, ele ficaria fora da partida por alguns minutos.

Publicidade

Portanto a ideia não rendeu. E olha… Vale lembrar que o cartão azul é usado nesse caso em esportes como o hóquei de gelo e o handebol.

O dia em que um raio atingiu o campo e matou todos os jogadores de uma equipe

Essa aqui é uma curiosidade nada feliz. No ano de 1998 uma tragédia no meio futebolístico, durante uma partida entre Bena Tshadi e Basanga – times da República Democrática do Congo – um raio atingiu o campo matando sinistramente todos os jogadores da equipe do Bena Tshadi… SIM! Todos os 11 jogadores tiveram uma morte fulminante e outras 30 pessoas foram atingidas gravemente, inclusive havendo morte de torcedores que foram também atingidos.

O curioso é que nenhum jogador do outro time sofreu algum tipo de ferimento, o que levou a opinião popular dizer que houve bruxaria, já que muitos afirmam que a região é conhecida por misturar práticas ritualísticas e futebol.

O jogador que foi proibido de ir ao espaço

No ano de 1999, o jogador sueco Stefan Schwarz protagonizou um momento curioso no âmbito futebolístico. Ele tinha acabado de assinar contrato com o Sunderland da Inglaterra para jogar a famosa Premier League, mas antes de fechar o contrato o clube solicitou que Schwarz não envolvesse com o espaço… mas que espaço? O espaço sideral, de verdade!

Vou explicar melhor, de acordo com a renomada BBC, um dos empresários do jogador teria comprado ingressos para embarcar em um ônibus espacial comercial, que deveria ser lançado em 2002. Só que teve um problema, o clube estava preocupado que atleta embarcasse e o seguro no contrato não cobria nenhuma lesão – ou algo pior – que pudesse ocorrer pelo espaço.

fizemos um post contando um pouco mais sobre essa história.

Do basquetebol ao futebol

Sabia que o primeiro jogo de basquetebol foi jogado com uma bola de futebol?

Em dezembro de 1891, o professor de educação física James Naismisth teve uma tarefa bastante inusitada: criar um esporte onde seus alunos pudessem praticar em um local fechado, porque o inverno estava rigoroso em Massachusetts, nos EUA.

Logo, James foi descartando jogos em que o contato físico fosse muito utilizado, pois seria jogado em um ginásio fechado, onde o piso era de madeira deixado o contato com o “chão” perigoso. O professor logo escreveu treze regras básicas para o jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou ser justa. Curiosamente, a altura do cesto se mantém até hoje: 3,05 metros. Depois disso a bola foi se adequando ao esporte, mas quem diria que o futebol teve essa parcela de “ajuda” no primeiro jogo de basquetebol da história.

O clube de futebol mais antigo do Brasil

O Sport Club Rio Grande (RS) é considerado o primeiro clube de futebol criado no Brasil, no dia 29 de julho de 1900 – 23 dias antes da Ponte Preta, por exemplo. O clube gaúcho foi fundado pelo alemão Johannes Minnemann, que conheceu o futebol enquanto estava viajando pela Europa e acabou trazendo para o sul do Brasil.

O interessante é: como não haviam outros times para disputar, o Sport Club juntava 21 jogadores e eles faziam equipes entre si, assim começaram as disputas. Isso em 1900, meus amigos!

Curiosidade dentro da curiosidade: o dia 19 de junho é considerado o dia nacional do futebol, justamente por contra da fundação do Sport Club Rio Grande.

Comentários