Caçula vence "final" e define briga pelo acesso da 2ª divisão goiana

0 160

Publicidade

É um chavão dizer que, em competições por pontos corridos, todo jogo é uma final. Assim como é bem verdade que algumas destas “finais” nem sempre são tão empolgantes. No entanto, a divisão de acesso do Campeonato Goiano viveu uma decisão direta neste domingo, na última rodada da primeira fase da competição. E entre times de cidades vizinhas.

Jogando em casa, o Morrinhos (quinto colocado, 29 pontos) precisava vencer o Caldas Novas (quarto, com 30 pontos) para levar a melhor na classificação e continuar sonhando com a volta à primeira divisão. Depois que o time da casa abriu 3 a 0 em casa neste domingo, tudo parecia encaminhado. Até que tudo mudou no Sul Goiano.

O Morrinhos abriu 3 a 0 no primeiro tempo, graças a gols de Filhão, Éder e Guma. Mas eis que o Caldas Novas, campeão da terceira divisão de Goiás em 2012, resolveu aprontar: diminuiu ainda no primeiro tempo com Marlon (que balançou as redes pela sétima vez no torneio), fez o segundo na etapa final com Carlão e empatou a partida com Aldo aos 12min do segundo tempo.

Campeão da terceira divisão goiana em 2012 (foto), Caldas Novas está nas semifinais da Divisão de Acesso 2013 (Crédito: Facebook)

Com a vaga nas semifinais, o Caldas Novas Atlético Clube pode recolocar a cidade de Caldas Novas no mapa do futebol goiano. A conhecida estância hidrotermal chegou a ter o Caldas Esporte Clube na primeira divisão do Campeonato Goiano entre 1993 e 2001 (não em anos consecutivos). No entanto, desde a participação do CEC na segunda divisão de 2004, o município não vivia tamanha expectativa com a possibilidade de estar na primeira divisão.

Com a decisão deste domingo, definiram-se as semifinais da segunda divisão do Campeonato Goiano: Trindade x Caldas Novas e Anapolina x Santa Helena. Os times se enfrentam em duelos de ida (11 de agosto) e volta (18 de agosto), com empate a favor dos times de melhor campanha na primeira fase. Os dois finalistas estão também na primeira divisão de 2014.

Neste sentido, vantagem para o Trindade, que liderou a primeira fase com 43 pontos em 18 jogos (79% de aproveitamento de pontos). Na outra semifinal, um duelo de artilheiros deve ser o destaque: enquanto oo Santa Helena (vice-campeão goiano de 2010) conta com Xuxa (14 gols) em seu setor ofensivo, a Anapolina tem Viola (12 gols) como referência do ataque.

Goiânia fica pelo caminho e adia volta

O Goiânia Esporte Clube é o terceiro maior vencedor de títulos do Campeonato Goiano. Tem 14, contra 24 do Goiás e 15 do Vila Nova. No entanto, nem mesmo toda a tradição do clube tem ajudado na volta à primeira divisão, da qual foi rebaixado em 2007.

A aposta de 2013 era o veterano atacante Finazzi (aquele mesmo), que não decepcionou: fez 13 gols e terminou a primeira fase com o segundo lugar na artilharia. No entanto, o GEC falhou na reta final do segundo turno, perdendo para o Trindade (2 a 0 na sétima rodada) e adiando o sonho do retorno.

Com 13 gols, Finazzi fez sua parte, mas Goiânia deixou escapar mais uma vez a volta à elite (Crédito: site oficial)

Assim, completará em 2014 uma efeméride triste: 40 anos sem conquistar o título do Campeonato Goiano. E pelo clima no clube, nada indica que a situação irá mudar a curto prazo.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...