• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Aparecidense minimiza, mas Tupi pode complicar Série D após gol evitado por massagista

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
08/09/2013 - Atualizado em 06/01/2015
em Fut. Brasil
0
Aparecidense minimiza, mas Tupi pode complicar Série D após gol evitado por massagista
1
COMPARTILHAMENTOS
28
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Série D do Campeonato Brasileiro, que parece estar sempre sujeita a intervenções judiciais na tabela, deve ter mais atividade extracampo nos próximos dias. O motivo da vez: o empate por 2 a 2 entre Tupi (MG) e Aparecidense (GO), na partida de volta entre os dois times pelas oitavas de final da competição. O jogo aconteceu no Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG) e classificou os goianos – ao menos por enquanto.

Explica-se: depois do empate por 1 a 1 em Goiás, os times empatavam por 2 a 2 em Minas Gerais. O placar classificava a Aparecidense pelo critério de gols fora de casa. Porém, aos 44min do segundo tempo, o massagista Romildo Fonseca da Silva (do time goiano) apareceu em cima da linha para tirar um chute do atacante Ademílson, que colocaria o lado mineiro em vantagem (3 a 2) a poucos minutos do fim do jogo – em meio a muitas ameaças de agressão, o jogo foi paralisado e só voltou minutos depois com uma bola ao chão. Se a vitória se confirmasse, o Tupi se classificaria para as quartas de final.

PUBLICIDADE
Aos 44min do segundo tempo, massagista da Aparecidense evitou gol certo do Tupi. Após 20 minutos de paralisação e confusão, duelo foi reiniciado com bola ao chão (foto). Placar de 2 a 2 classificou a Aparecidense e indignou o Tupi (Crédito: Tupi/Site Oficial)

Em seu site oficial, o Tupi manifestou toda sua indignação. “Os dirigentes do Alvinegro de Juiz de Fora afirmam que o clube tomará todas as providências, inclusive por meio da Federação Mineira de Futebol, para que a Aparecidense seja eliminada, com o Alvinegro avançando na competição. Afinal, ganhou na bola! A expectativa é por uma posição enérgica por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, anuncia.

No entanto, a diretoria da Aparecidense não teme a eliminação ou a remarcação da partida em Juiz de Fora. Em tese, o massagista era um “corpo neutro” em campo, e não influenciou a partida a favor de uma equipe ou outra. É nesta possibilidade que mostrou confiar João Cocá, diretor de futebol da equipe goiana, em contato por telefone.

“Isso na regra é bem claro. Isso é um corpo estranho, uma pessoa que não tem nada a ver com o jogo. Tanto que o juiz deu prosseguimento ao jogo. A gente jogou mais oito minutos, deu prosseguimento. A bola não entrou e o placar terminou 2 a 2”, disse Cocá, sem acreditar em vitória do Tupi no caso de apelo junto à CBF. “É um direito que eles têm. Mas já teve (incidente parecido) em outras ocasiões também”, completou.

O dirigente tem razão. Por exemplo: em 2006, durante jogo entre Santacruzense e Atlético Sorocaba pela Copa FPF (atual Copa Paulista), Sílvia Regina de Oliveira validou um gol constrangedor a favor do time da casa marcado pelo gandula – a bola foi para fora, mas o repositor a colocou para dentro do gol com o pé enquanto a arbitragem não via. O cotejo em Santa Cruz do Rio Pardo valeu pela décima rodada do Grupo 3 da competição e terminou 1 a 1. Os dois times se classificaram para a fase seguinte, mas Sílvia Regina encerrou ali sua carreira e foi trabalhar nos bastidores.

Mas a situação não deve ser tão simples assim. Afinal, não foi um corpo exatamente “neutro” que evitou o gol de Ademílson, como uma pedra ou um animal em campo – foi o funcionário de um time, diretamente interessado no desfecho do lance (assim como não era neutro o gandula da Santacruzense em 2006, por sinal). No livro de regras referente ao biênio 2012/2013 que a CBF distribuiu aos árbitros, a Regra 3 (Interpretação das Regras do Jogo e Diretrizes para Árbitros) é clara neste sentido.

Funcionários oficiais de uma equipe

O treinador e os demais oficiais incluídos na lista de jogadores (a exceção de jogadores e substitutos) são considerados funcionários oficiais. Se o funcionário oficial de uma equipe ingressa no campo de jogo, o árbitro deverá paralisar o jogo, mesmo que não imediatamente (…)

Não há dúvidas de que o massagista era um funcionário oficial, e não um corpo neutro. Diante de sua entrada em campo, a partida deveria ter sido paralisada até sua saída. É complicado fazer isso em um lance de ataque como o lance em questão – especialmente se a paralisação não deve ser imediata, como dá a entender o livro de regras.

Mas há outro ponto na Regra 3 que deve ser visto com ainda mais atenção.

Gol marcado com pessoa extra dentro do campo de jogo

Se, após ser marcado um gol, o árbitro perceber, antes de reiniciar o jogo, que havia uma pessoa extra no campo de jogo no momento em que o gol foi marcado o árbitro deverá Invalidar o gol se:

– a pessoa extra for um agente externo e interferir no jogo

– a pessoa extra for um jogador, substituto, jogador substituído ou funcionário oficial da equipe que marcou o gol

Não, não foi um gol, mas foi um lance igualmente decisivo – protagonizado por um agente externo e funcionário oficial da equipe que se beneficiou do mesmo. E é justamente essa brecha do “não foi gol, mas decidiu o jogo” que deverá decidir o futuro do jogo. E que, convenhamos, deveria ser melhor esclarecida por quem distribui as regras.

A novela deve ganhar novos capítulos nos próximos dias. O Tupi quer eliminar a Aparecidense da competição (e assumir a vaga), mas uma remarcação da partida não pode ser descartada. O time goiano, que não vê chances para reversão judicial, acredita que passou na bola e acredita que, se deve haver punição, será para o massagista Romildo, conhecido como Esquerdinha.

“Se alguém tivesse que ser punido, seria punido o funcionária”, afirmou João Cocá, que não gostou nem um pouco de saber que Esquerdinha declarou, em entrevista à Rádio 730, que “tiraria (a bola) de novo” se precisasse. “Isso é algo que ele jamais poderia falar. Ele não poderia fazer uma coisa dessas. Isso (o jogo) se decide entre os jogadores. Não vi essa entrevista, vou ver”, completou.

Fato é que Romildo Fonseca da Silva deverá ser punido internamente, até para que a Aparecidense dê uma satisfação pública diante do lance. O que não diminuiu o otimismo de João Cocá com a Série D. “Estou viajando para Goiás confiante que teremos um jogo contra o Mixto ou contra o Resende no sábado”, disse o dirigente, de olho no jogo deste domingo que decide seu adversário (ou não) nas quartas de final. No primeiro confronto, o time do Rio de Janeiro venceu por 2 a 1 e abriu vantagem.

PUBLICIDADE

(O blog tentou contato com Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, mas não conseguiu até a publicação deste texto.)

O lance em questão

A polêmica aconteceu aos 44min do segundo tempo, e tinha boas chances de ser o lance que decidiria o jogo – e a vaga – a favor do time mineiro. Após sobra na área da Aparecidense, a bola caiu nos pés de Ademílson, que chutou no canto esquerdo do goleiro. O massagista Romildo Fonseca da Silva, que estava ao lado da trave, entrou no campo e tirou a bola com os pés. O rebote foi para outro atacante do Tupi, mas Romildo tirou mais uma vez o chute a gol e correu para fora do gramado.

Mesmo perseguido, o massagista Esquerdinha conseguiu se refugiar no vestiário. Após 20 minutos de paralisação, o árbitro Arílson Bispo da Anunciação (BA) propôs bola ao chão e retomou o jogo, que terminou 2 a 2. Como empatou o primeiro jogo Goiás por 1 a 1, a Aparecidense avançou para as quartas de final pelo critério dos gols marcados fora de casa. A diretoria do Tupi procurou o advogado Lucas Ottoni para cuidar do caso.

Tags: AparecidenseBrasileiro Série DCampeonato BrasileiroFutebol ClubeTupi
Compartilhar1TuitarEnviar
Anterior

SC: aos 56 anos, ídolo do Inter de Lages volta a campo na 3ª divisão

Próximo

Hyuri: joia do Audax, descarte do Inter, algoz do Flamengo e xodó do Botafogo

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?
Sudeste

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

por Emanuel Colombari
04/07/2022
Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo
Fut. Mundo

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

por Emanuel Colombari
02/07/2022
Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Próximo
Hyuri: joia do Audax, descarte do Inter, algoz do Flamengo e xodó do Botafogo

Hyuri: joia do Audax, descarte do Inter, algoz do Flamengo e xodó do Botafogo

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tuitar 0
  • InStat confirma: Transmissão da Série D será cobrada, provavelmente a partir da 5ª rodada

    29 compartilhamentos
    Compartilhar 29 Tuitar 0
  • Ranking histórico mostra quantos pontos seu time fez no Campeonato Paulista

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Como ver a Série D: CBF anuncia novidades sobre a InStat TV

    39 compartilhamentos
    Compartilhar 39 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.