Nós, do Última Divisão, lançamos um conteúdo para falar da Copa do Brasil de 2021 sob um olhar específico: os clubes que disputam a competição pela primeira vez. E muita gente nos comentários estranhou a ausência do Real Brasília na lista dos novatos.
De fato, o Real Brasília não entrou na relação, e a gente explica o porquê.
A participação do Real Brasília na Copa do Brasil é a primeira do clube com este nome, adotado em 2020. No entanto, com nomes anteriores, o time já participou do torneio.
Leia mais:
- Conheça os clubes estreantes da Copa do Brasil 2021
- A história dos times de Minas Gerais e Goiás no Campeonato Brasiliense
Fundado em 22 de fevereiro de 1996 como Esporte Clube Dom Pedro II, o clube foi vice-campeão brasiliense em 1999, perdendo o título metropolitano para o Gama. Ainda assim, os dois clubes disputaram a Copa do Brasil de 2000. E o Dom Pedro acabou eliminado na segunda fase diante da Ponte Preta.
Desde então, o clube mudou de nome algumas vezes. Virou Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante em 2009, Real Futebol Clube em 2016 e Real Brasília Futebol Clube. O próprio site da equipe cita as mudanças mais recentes e a justificativa.
Para falar sobre a história do Real Brasília temos que voltar no tempo para lembrar do Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante, conhecido como o time dos Bombeiros e, que sob o comando do presidente do Real, Luís Felipe Belmonte, foi campeão da Segunda Divisão do campeonato candango em 2016. Após a conquista do acesso à primeira divisão do campeonato brasiliense, houve a mudança no nome, escudo e cores do clube. Com o intuito de prestigiar o grande Imperador do Brasil, Dom Pedro Il, Luís Felipe Belmonte decidiu nomear o time de Real Futebol Clube, para homenagear o monarca e manter a ligação com o nome original.
Mas para não sermos injustos, a gente destaca aqui o que o Real Brasília traz para a Copa do Brasil de 2021.
O time obteve a vaga graças ao terceiro lugar no Campeonato Brasiliense de 2020. Por coincidência, o Gama, campeão metropolitano, também conseguiu a vaga, repetindo o que rolou na Copa do Brasil de 2000.
O principal reforço do clube é um nome bem conhecido: Deola, goleiro revelado pelo Palmeiras com passagens por clubes como Guarani, Vitória, Villa Nova e America-RJ. O time também anunciou as chegadas do zagueiro Felipe Marcelino e do atacante Junnior Batata. O técnico é Edson Souza.
▶️ REFORÇO
O goleiro Deola é a nova contratação do Real Brasília! O experiente arqueiro conta com passagens pelo Palmeiras/SP, Vitória/BA, Guarani/SP e outros grandes clubes pelo Brasil.
A família Real Brasília dá boas-vindas e deseja muito sucesso com a nossa camisa! pic.twitter.com/F0c0EoLwYX— Real Brasília Futebol Clube (@realbrasiliaofc) March 5, 2021
Na primeira fase da competição, o time recebe nesta quinta-feira (11) o América de Natal, em jogo às 15h30 no estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO).
Comentários