[Anões Olímpicos] O bronze do menino de ouro de Barbados

0 87

Publicidade

Thompson conquistou uma medalha de bronze nos Jogos de Sydney, em 2000
Thompson corre nas semifinais da prova de 100m rasos dos Jogos de 2000

Após falar sobre guarda-chuva, sadomasoquismo e imaginar um mundo só de mulheres, a cantora Rihanna se tornou a filha mais ilustre de Barbados. Ela ganhou os primeiros prêmios Grammy do país, mas os barbadianos que preferem os esportes à música pop se orgulham mesmo é de outro herói nacional.

Obadele Thompson conquistou o bronze na prova de atletismo dos 100m rasos em Sydney-2000, na única vez que um atleta do país subiu ao pódio representando a bandeira nacional. Antes, em Roma-1960, James Wedderburn também foi bronze no revezamento 4x400m, ao lado de 3 jamaicanos, mas os corredores competiam pela Federação das Índias Ocidentais (um país de vida curta que agrupou diversas ilhas caribenhas no fim dos anos 50 e ainda os representa em esportes como o críquete).

Thompson foi destaque internacional pela primeira vez em 1996, quando bateu o recorde mundial nos 100m rasos, com um incrível tempo de 9,69 segundos. A marca, porém, foi cancelada ao se constatar que o vento da pista, em El Paso (Texas), era de 5m/seg (acima dos 2m/seg permitidos pela Federação Internacional de Atletismo).

Na mesma cidade americana, o corredor se graduou em marketing e economia, dando prosseguimento a uma trajetória acadêmica que teve início no prestigiado Harrison College, considerada a melhor escola de Barbados e frequentada por cinco primeiros-ministros do país. Além da educação impecável, o ex-atleta é considerado um “menino de ouro” por sua ligação com grupos de caridade locais.

Sua única mancha no currículo foi a prisão da mulher em um dos maiores escândalos de doping no esporte…

Casal Obadele Thompson e Marion Jones fez história em Sydney-2000
Casal Obadele Thompson e Marion Jones fez história em Sydney-2000

Casamento com Marion Jones

Não se sabe o que aconteceu na Vila Olímpica em Sydney-2000, mas talvez lá Obadele Thompson já tenha começado a despertar sua paixão pela americana Marion Jones, com quem é casado desde 2007.

Jones teve um desempenho espetacular naquelas Olimpíadas, com a conquista de três medalhas de ouro no atletismo, porém perdeu todas também em 2007, quando confessou ter participado das competições sob efeito de esteroides anabolizantes. Por conta do escândalo, ela foi banida do esporte e chegou a ser presa por seis meses.

A série Anões Olímpicos conta a história dos 26 países que conquistaram apenas uma medalha na história olímpica entre 1896 e 2012. Os textos são reedições atualizadas do post O que esses caras estão fazendo nesse blog?, publicado por Diego Freire, em 2012. Para ler as outras reportagens da série, CLIQUE AQUI.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...