Acabou o equilíbrio: 23ª rodada deixa claro que há 3 favoritos ao acesso da Série B

Foto: Vitor Silva
20.806

O 1º turno da Série B de 2021 ficou marcado por um equilíbrio imenso entre todos os times. Na 15ª rodada, por exemplo, apenas 8 pontos separavam o líder do 10º colocado. Agora esse cenário mudou bastante. O líder, Coritiba, tem uma distância de 8 pontos pro 5º lugar. Portanto tem grande vantagem na briga pelo acesso. 

E não se trata apenas de pontuação. É importante falar sobre desempenho também. Coritiba (1º) e Botafogo (2º) foram muito superiores aos adversários na 23ª rodada, com goleadas indiscutíveis. E o Goiás conseguiu uma vitória contundente em confronto direto contra o CRB. Assim os 3 se consolidaram como principais favoritos ao acesso. 

Publicidade

Veja o resumo da 23ª rodada da Série B

Melhor jogo

Avaí 3 x 1 Vasco

Não foi uma rodada de grandes jogos. Mas o 1º tempo dessa partida valeu a pena. Depois, na 2ª etapa, o Avaí soube aproveitar os erros do Vasco pra ficar na frente e manter o domínio do jogo. 

A grande exibição do time catarinense acabou com a passagem de Lisca pelo Vasco. Fernando Diniz assumiu o clube nesta semana. Tem tudo para dar errado, afinal o elenco não combina com o estilo de jogo dele. Além disso, é um técnico que demora para dar algum resultado. Mas talvez o trabalho psicológico de Diniz faça efeito para resgatar a confiança dos jogadores. E ele sabe apostar em jovens, algo que o Vasco já devia estar fazendo há muito tempo.

Pior jogo

Sampaio 0  x 0 Operário

O resultado era ruim para ambos, por isso impressionou como ambos pareceram acomodados em alguns momentos da partida. Pra piorar, teve até pênalti perdido pelo Sampaio, que poderia esquentar mais o jogo. Ambos seguem mostrando muita irregularidade, o que impede a chegada ao G4.

Melhor time

Coritiba

A goleada contra o Brusque foi impressionante, porque o Coxa dominou as ações desde o começo e não deu chances para o adversário. A defesa funcionou bem como sempre. E o ataque brilhou como poucas vezes. Se mantiver esse ritmo, o Coritiba subirá até com facilidade.

Piores times

Brasil 1 x 1 Confiança

Os 2 piores times da Série B fizeram um 1º tempo razoável, quando saíram os gols. Mas na hora que precisaram sair para buscar a vitória, mostraram todos tipos de limitações. Deixaram claro por que vai ser tão difícil evitar os rebaixamentos de ambos.

Melhor jogador

Elvis (Goiás)

Fez o gol decisivo da vitória em um jogo muito importante, contra o CRB, outro time do G4. E além desse lance, também ditou o ritmo do Goiás com muita qualidade. Poucos jogadores tem qualidade para ser o ser o cérebro de um time como ele faz atualmente.

Pior jogador

Marcelinho (Londrina)

Foi expulso aos 14 minutos do 1º tempo por acertar um chute no rosto de Barreto. Assim abriu caminho para o Botafogo aproveitar a vantagem e fazer 4 a 0, com grandes atuações de Warley e Chay.

Surpresa

Vitória 1 x 2 Remo

Está difícil saber o que esperar do Remo. Muitas vezes o time joga bem e parece emplacar, mas tropeça logo depois. Outras vezes dá azar e não consegue resultados importantes. Nesta rodada, enfrentou o Vitória, que estava em alta. Mas conseguiu uma grande virada, que deve ser fundamental pro time atingir o principal objetivo da temporada, que é evitar o rebaixamento. Depois disso dá pra sonhar com algo mais, quem sabe.

Paredão

Fábio (Cruzeiro)

Cruzeiro e Ponte fizeram um jogo bem interessante, com muitas chances de gol. Só a Raposa conseguiu fazer gol. E quando a Macaca partiu pro ataque, Fábio fez grandes defesas, com destaque para um desvio nos acréscimos, após cobrança de falta de Camilo.

Foi com muito sufoco, mas o Cruzeiro cumpriu a 1ª obrigação do projeto do Luxemburgo.

Outros jogos

Guarani 1 x 0 CSA

Régis se recuperou de lesão recentemente e só entrou no 2º tempo da partida, mas fez o gol decisivo. Se ele continuar brilhando tanto na Série B, o Bugre continuará firme na briga pelo G4. Mas não é recomendável depender tanto de um só jogador.

Quanto ao CSA, a crise cresceu e algo precisa ser feito. A diretoria está partindo atrás de reforços, contratou Didira por exemplo, mas vai ser difícil entrar na briga pelo G4.

Vila Nova 1 x 0 Náutico

O Vila Nova conseguiu fazer aquilo que precisa nessa Série B: mostrar segurança defensiva e se arriscar pouco, principalmente se sair na frente. Depois do gol marcado nos acréscimos do 1º tempo, o time goiano soube recuar e controlar o jogo, diante de um Náutico cada vez mais apático.

Comentários