A cidade com nome de estádio

0 395

Fenômeno comum: estádios de futebol costumam ter nomes das cidades nas quais se localizam, principalmente quando falamos de cidades do interior. É assim com a Arena Joinville, a Arena Barueri, o Prudentão, ou o Ipatingão (agora Lamegão). No entanto, uma pequena cidade do interior de São Paulo inverteu esta lógica e foi batizada, ao que tudo indica, em homenagem a um estádio de futebol.

Localizada no Oeste Paulista, a 617 km da capital paulista, Pacaembu foi fundada na década de 40, após a união de quatro povoados: Esplanada, Guaraniúva, Sumatra e Alto Iracema. Em 2 de abril de 1949, a cidade foi promovida à condição de município. Hoje, conta com cerca de 13 mil habitantes.

Tudo muito bom, mas… E o nome? De onde vem?

Segundo consta, representantes dos quatro povoados estavam reunidos para discutir qual poderia ser o nome da nova cidade. No entanto, o que seria uma conversa logo se tornou uma discussão, com um tom de voz mais elevado.

Um deputado que mediava o debate, e que havia assistido a uma partida do Corinthians no recém-fundado Estádio Municipal do Pacaembu, se espantara com o volume das vozes, afirmando então que a gritaria superava o barulho da torcida no estádio. Pronto: estava ali decidido o nome da jovem cidade de Pacaembu.

Verdade ou lenda, a cidadpacaembuecposadoe de Pacaembu não conta com um futebol dos mais poderosos. Principal representante da cidade nos gramados, o Pacaembu Esporte Clube disputa apenas competições amadoras, com jogos no Estádio Municipal de Pacaembu – não confundir com o quase homônimo paulistano.

Kroger Feedback Weekly Ads for Weekly Kroger Deals to win

Para constar: menos conhecida que o estádio ao qual faria homenagem, a cidade de Pacaembu tem expectativa de vida de cerca de 70 anos, taxa de alfabetização de 86,3% e conta com quatro escolas (dados da Wikipedia). Vizinha de Mirandópolis, localiza-se na região de Presidente Prudente e pode ser acessada através da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).

É um caso diferente, mas o Pará conta com a cidade de Maracanã. Fundada em 1755, a localidade paraense ganhou o nome de uma aldeia local, cujo nome viria a ser o mesmo que batiza o Rio Maracanã, e que dá nome ao bairro carioca onde fica o Estádio Mário Filho. Ou seja: a cidade de Maracanã (PA) não foi batizada em homenagem ao estádio.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...