Os livros essenciais para quem gosta de futebol

0 1.375

Seja biografias, ficção ou não-ficção, o futebol já foi tema de grandes obras literárias. Por isso, recomendamos aqui alguns livros sobre futebol que você deveria ler agora mesmo:

A Pirâmide Invertida: A História da Tática no Futebol – Jonathan Wilson

A Pirâmide Invertida
Clique para comprar

Catenaccio, sistema WM, Futebol Total. Esses termos fazem parte do linguajar do futebol, mas o que eles realmente significam? O jornalista britânico Jonathan Wilson foi atrás da história por trás das principais táticas que revolucionaram o esporte bretão. Apesar de ter quase 500 páginas, que faz jus ao apelido “A Bíblia dos esquemas táticos”, o texto é bem leve e didático. Ótimo para entender porque o futebol de hoje é jogado do jeito que é.

 

Futebol ao Sol e à Sombra – Eduardo Galeano

Clique para comprar

História, crítica social e futebol. Essa é uma boa definição da trajetória do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que morreu em 2015, e ele resolveu juntar tudo isso em Futebol ao Sol e à Sombra. Podia ser só uma ótima narrativa da história das Copas, de 1930 até 2010, mas também é uma visão pessoal e sensível das transformações do mundo ao longo dos anos e de como o futebol se tornou um produto de consumo global. Mas, acima de tudo, é uma aula sobre como se apaixonar pelo esporte.

 

Febre de Bola – Nick Hornby

Clique para comprar

Torcedor doente do Arsenal, Nick Hornby decidiu usar sua paixão pelo futebol como o fio condutor de sua autobiografia, como a primeira vez que foi a um estádio, aos 11 anos. A partir daí, o autor pontua todas os momentos importantes da sua vida com uma partida, seja nas vezes em que saía da cidadezinha onde morava para ver os Gunners em Londres, quando passou a acompanhar o Cambridge United na universidade, ou no dia da tragédia de Hillsborough. O livro acabou virando filme em 1997 e depois foi adaptado para Hollywood como um longa sobre beisebol (?) com o nome de Amor em Jogo (??).

 

Guardiola Confidencial – Martí Perarnau

Clique para comprar

Pep Guardiola já tinha uma história respeitável como jogador quando decidiu fazer uma revolução no maneira como se joga futebol. Como e por que ele fez isso é o que o jornalista espanhol Martí Perarnau queria descobrir. Para isso, ele ficou um ano na cola do treinador catalão durante sua passagem vitoriosa pelo Bayern de Munique e descobriu seu lado obsessivo, perfeccionista e atormentado. Enfim, seu lado humano.

 

Como o Futebol Explica o Mundo – Franklin Foer

Clique para comprar

É possível separar o esporte mais cultuado no mundo de seu contexto sócio-político? Aparentemente não, e o jornalista americano Franklin Foer foi ainda mais além. Passando apuros com os ultras que lutaram na Guerra da Bósnia, sentindo de perto a questão religiosa na Escócia provocada pelo Old Firm e conhecendo todo o tipo de personagem inusitado pelo caminho, Foer monta um panorama de como futebol e história estão umbilicalmente ligados e causando problemas até hoje.


E você, tem alguma recomendação de livros imperdíveis sobre futebol? Escreva nos comentários que a gente adicionará à lista!

E aproveite que você está por aqui para visitar outras postagens do UD sobre livros de futebol. Tem um duelo das biografias dos goleiros Rogério Ceni e Marcos, tem as histórias do ex-meia atacante Sávio e tem uma entrevista com Felipe Andreoli sobre seu livro que compila os piores resultados da história do futebol (infelizmente, o livro foi publicado antes do 7 a 1).

 

Update (01/09/2016)

Sugestão dos leitores

Invasão de Campo – Barbara Smit

Livro conta a história da origem das marcas Adidas e Puma, criadas pelos irmãos alemães Adi e Rudolf Dassler. Em meio às brigas e traições, eles se separaram e cada um tentou tomar conta do universo do futebol ao seu modo.

Dica de Leonardo Roark Dos Santos

Os Números do Jogo – David Sally e Chris Anderson

Já fizemos aqui no UD uma defesa ao escanteio curto, e os motivos são justificáveis: os dados apontam que há mais chances de gol do que nas bolas alçadas à área. Esse e outros estudos estão compilados no livro Os Números do Jogo, que consegue desmistificar algumas ideias do futebol usando estatísticas e números.

Dica de Victor de la Rocha

PS: Comprando pelos nossos links você ajuda a manter o Última Divisão sem pagar mais por isso.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...